McDonald’s copiou ideia de freelancers para campanha nos EUA, pede desculpas

O redator David Sikorski e a fotógrafa Kristina Bakrevski levaram um susto quando viram uma ideia sua virar campanha do McDonald’s. A dupla, que trabalha como freelancer, recentemente criou uma série de fotos que mostram David apaixonado por um burrito. As imagens viralizaram depois que apareceram no BuzzFeed, no mês passado – “Eu criei o conceito como uma sátira às fotos de noivado que inundam minhas redes sociais todos os dias”, diz ele – “As fotos sao licenciadas. Nós demos permissao ao BuzzFeed para o 1º uso dentro de um artigo destacando o projeto.” O McDonald’s, pelo contrário, nunca entrou em contato, mas no início do mês veiculou no Twitter uma série de anúncios com fotos praticamente idênticas às da dupla. A diferença é que, ao invés do burrito, estao combos do Mc – veja abaixo, sempre a original seguida da cópia. “As fotos usadas pelo McDonald’s sao uma cópia exata das posiçoes e do conceito. Nem eu nem a fotógrafa ou a empresa de licenciamento fomos contactados”, afirma Sikorski. Até ontem, a única declaraçao da empresa foi à Adweek, com um pedido de desculpas meio ‘atravessado’ através de um comunicado – “Isso nao deveria ter acontecido e, com a nossa agência, estamos trabalhando para descobrir como aconteceu. Vamos entrar em contato com David Sikorski e Kristina Bakrevski. Pedimos desculpas a eles, seus fãs e aos nossos.” Até a noite de ontem, as imagens ainda apareciam no feed do McDonald’s. David diz que gostaria que a marca reconhecesse que sua campanha foi baseada no seu trabalho e de sua dupla. E se a empresa quiser pagar pelo conceito, “seria ótimo”, afirma.

food-proposals-1 food-proposals-2 food-proposals-3 food-proposals-4 food-proposals-5a food-proposals-6

publicidade

publicidade