Meme, a vaselina eleitoral – os jovens de hoje nao sao alienados

Tem muito adulto que adora dizer que os “jovens de hoje sao alienados” porque nao se envolvem com política, causas ou manifestaçoes incríveis pra salvar o mundo. De que? Nao sei! Talvez do legado desses mesmos adultos que nao conseguiram mudar o mundo em seu tempo e agora depositam na geraçao seguinte a responsabilidade de fazer o que eles nao fizeram. Mas o que será que eles acham que nós deveríamos estar fazendo de diferente? Ao meu ver, nós jovens temos, sim, causas, nao somos alienados – Mas o que vejo por aí é a “cauda longa” das revoluçoes.

Ou seja, deixamos de lado as causas “de massa” – como, por exemplo, tentar erradicar a enorme corrupçao que assola o sistema político brasileiro – pra focar nos interesses que mais nos emocionam e em causas mais próximas da nossa realidade. Assim, ao mudar nossos pequenos mundinhos temos a chance de mudar o mundo. Daqui a poucos dias rolam as Eleiçoes 2012 e, sempre que tem votaçao, o assunto reaparece – “por que os jovens nao saem dessa internet e se envolvem mais com as campanhas de candidatos?”.

Bom, disseram que 2010 ia ser o ano da campanha eleitoral online. Nao foi! Daí disseram que essa de 2012 seria. Também nao foi! A maioria delas apenar reproduziu no online aquela coisa chata, intrusiva e linear das campanhas offline. E o jovem de hoje em dia É CONECTADO! Nosso comportamento e vida sao pautados pela interaçao digital e permeados pela linguagem e lógicas da conectividade. Daí que vimos um fenômeno bem interessante rolando esse ano – a explosao de memes eleitorais. Palavras, fotos e açoes dos candidatos foram transformadas em uma infinidade de vídeos remixados, montagens, quadrinhos, tumblrs, páginas no Facebook, perfis fake no Twitter e outras formas de expressao memética – veja uma coletânea dos melhores em http://bit.ly/elememe

Como a maioria dos memes tem um perfil cômico acentuado, eles acabaram servindo como uma enorme vaselina eleitoral. Confortáveis dentro de sua própria linguagem, os jovens puderam se envolver com os candidatos, as propostas e fazer campanha à sua própria maneira.

Ao contrário do que dizem os especialistas, creio que esse ano foi sim das “eleiçoes na internet” – só que a verdadeira campanha política se deu através das manifestaçoes do próprio jovem eleitor (cujos memes e piadinhas pautaram, em muitas vezes, a grande mídia), muito mais 2.0, e nao através das campanhas oficiais de candidatos que queriam ser Obama. Nas próximas eleiçoes… VOTE MEME!

Matéria da Bia Granja publicada no jornal Mundo Universitário, mu, ediçao #5, que está sendo distribuída hoje nas melhores faculdades de SP. Publicada tambem neste momento simultaneamente no youPix e no Blue Bus.

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