Tweet |
Meu Malvado Favorito 2 – reflexoes sobre o mundo dos Minions | Tania Savaget
Ter crianças em casa é sempre um ótimo pretexto para assistir filmes infantis. Como tenho 3, sou quase pós graduada em filmes da Disney, Pixar e, mais recentemente, Illumination.
Mesmo os filmes da Disney que, em algum momento, parece que perderam a conexao com o espírito da época e nao conseguiram fazer uma leitura mais ampla do comportamento das crianças, das novas formaçoes familiares e dos temas que mais atraem/inquietam as pessoas – ainda hoje trazem reflexoes políticas, filosóficas e culturais importantes. Quem não sofreu com a morte da mae do Bambi, do pai do leaozinho Simba ou torceu por princesas mais cultas como a Bela, corajosas como a Mullan, determinadas como Tiana?
A Pixar, em parceria com a Disney, inaugurou uma nova safra de filmes, como Toy Story, Procurando Nemo, Monstros S.A., Up, Ratatouille e Wall-E, trazendo temas que nao bebiam tanto nos clássicos da literatura, mas conquistaram crianças e adultos em torno de assuntos com grande poder de mobilizaçao – e emocionaram com a relaçao entre crianças e seus brinquedos, ratos que correm atrás de seus sonhos culinários, robôs que se expressam numa língua própria e a saga de um peixe que se rebela contra o controle do seu pai e parte em direçao ao mundo. Dizem que, depois do seu próprio endereço, o endereço mais memorizado por muitas crianças é P Sherman, 42, Wallaby Way, Sidney!
O estúdio Illumination, de Meu Malvado Favorito, tem uma fórmula diferente. É menos midiático, menor, independente e, para concorrer com os estúdios maiores, foi buscar animadores em outros países, para além da Califórnia, sede cool de todos os inovadores. Com isso, conseguiu uma linguagem visual universal e entendeu a importância da universalidade nestes tempos de globalizaçao. Nao é a toa que os Minions sao personagens sem uma nacionalidade, que falam uma língua própria, mas atraem espectadores de todos os lugares. O vilao, old school, que lutou contra o líder das startups, Vetor, no primeiro filme, agora está às voltas em seu papel de pai, numa família tao possível quanto qualquer outra desta era pós moderna. Vale conferir :)
Marcelo
tania relaxa……. e curta o filme com crianças; todas elas……..
maria luiza
Desculpe, mas o texto não entrega muito conteúdo a respeito do título, que fala do “mundo dos Minions”. É mais um texto genérico sobre desenhos animados e suas mudanças ao longo do tempo.
maria luiza
eu amo todos <3 ^_^