Midia e as manifestaçoes | ‘O que sai na imprensa é sua versao da realidade’

Luciano Martins Costa texto publicado no Observatorio da Imprensa

A sequência do noticiário sobre a morte do cinegrafista Santiago Andrade, causada pela explosao de um morteiro, lança o leitor atento em uma enorme confusao. Mesmo levando-se em conta o turbilhao emocional provocado por eventos desse tipo, do qual nem repórteres experientes estao isentos, o conjunto das informaçoes, análises, palpites e iniciativas descreve uma sociedade atônita, sem noçao da realidade, crédula ao nível da carolice e ao mesmo tempo cética diante de informaçoes avalizadas pela imprensa.

Mas nao é a sociedade que está aturdida: é a versão midiatizada da sociedade que nos parece à beira de um ataque de nervos. A diferença entre o ambiente social e sua representaçao na mídia tem sido marcada em estudos recentes sobre comunicaçao e cultura, mas em geral eles se concentram em reflexoes sobre o funcionamento do chamado espaço informativo, ou espaço informacional.

A sociedade é a expressao das relaçoes conscientes entre as pessoas, com objetivo do bem comum. A sociedade midiatizada é a expressao do interesse de quem media essas relaçoes. Essa curta e certamente pobre contextualizaçao pode ser útil para lembrar que nem tudo que sai na imprensa é exatamente jornalismo.

Aliás, um dos problemas da observaçao da imprensa nestes tempos de grandes mudanças é justamente a mistura de jornalismo e imprensa: nem sempre o que a imprensa faz é jornalismo, e, cada vez com mais frequência, o jornalismo costuma ser encontrado fora do sistema que chamamos de imprensa.

Vejamos, entao, alguns dos elementos desse conjunto de informaçoes que compõem o noticiário sobre a morte de Santiago Andrade, com os quais tentaremos pintar um quadro mais ou menos compreensível.

1a dificuldade: entender o que vem a ser o tal Black Bloc. Sem uma estrutura visível, caracterizada apenas por uma disposiçao permanente para a violência, essa coisa tem sido apresentada ora como horda, ora como massa de manobra, ora como organizaçao política de orientaçao anarquista. 2a dificuldade: situar nesse contexto os dois jovens apontados como coautores da morte do cinegrafista da TV Bandeirantes.

Há outras dificuldades presentes na tarefa de encontrar um significado nessa maçaroca de notícias, opinioes e palpites. Por exemplo, muitos jornalistas ativos nas redes sociais duvidam que o jovem acusado de acender o petardo, identificado como Caio Silva de Souza, seja o mesmo homem que aparece de costas, na cena do crime.

Preso na madrugada desta 4a feira, 12, ele confessou ter acendido o artefato, mas disse pensar que se tratava de uma bomba comum, do tipo conhecido como “cabeça de negro”, e que se surpreendeu quando o projétil saiu voando.

A polícia identificou e prendeu o autor da detonaçao a partir da descriçao que foi feita pelo jovem que portava o morteiro, nao pelas fotografias – e fica sem explicaçao a imagem do homem que aparece nas cenas do protesto, e que certamente nao se parece com o jovem esquálido que confessa ter participado do incidente.

Esclarecido que Fábio Raposo, de 22 anos, entregou o rojao a Caio Silva, de 23 anos, desfaz-se a dúvida sobre a dupla autoria, mas surgem questionamentos sobre a anunciada periculosidade dos dois jovens e a eventual participaçao de uma 3a pessoa. Nos arquivos da polícia, a única coisa que existe é a suspeita, sem provas, de que um deles foi acusado de portar drogas há 3 anos. O ato que cometeram se aproxima mais da irresponsabilidade, do crime culposo, do que da ideia de uma açao terrorista que excitou o Congresso Nacional.

Da mesma forma, fica registrado o esforço feito pelo jornal O Globo e pela TV Globo para incriminar o deputado Marcelo Freixo, do PSOL, com mais um episódio de manipulaçao dos fatos por parte da imprensa.

Registre-se também a profusao de artigos, entre eles o texto de autoria de um professor de Ciência Política da USP, que expressam um sentimento de pânico onde se misturam açoes do crime organizado, depredaçoes de ônibus e manifestantes mascarados, num retrato de uma sociedade que estaria, segundo essa visao, insatisfeita “com tudo isso que está aí”.

Ora, pode-se afirmar que o mal-estar está presente, de forma generalizada, no ambiente da sociedade midiatizada, mas isso nao quer dizer que o mesmo sentimento domina a sociedade real. O que sai na imprensa é, na melhor das hipóteses, apenas uma versao da realidade.

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