Tweet |
Militando o ajuste – as insólitas manchetes da grande mídia Macrista
Acabo de receber um release da Confederaçao Argentina da Média Empresa. O 1º mês do ano com Mauricio Macri no poder registrou uma queda de 2,3% no consumo varejista argentino na comparaçao com janeiro de 2015. Entao é oficial. A desvalorizaçao do peso, junto com outras medidas de Macri, encareceram o custo de vida dos argentinos e reduziram o poder de compra dos salários neste 1º mês de 2016.
E a mídia, sempre tao atenta, crítica e independente? De que forma vem retratando esta nova realidade social da Argentina? Para quem ainda acreditava nos jornaloes, o arrocho da Era Macri está servindo pelo menos para arrancar as máscaras. Através da hashtag #militandoelajuste (Militando o ajuste), usuários das redes sociais vao se indignando com a nova (e otimista) linha editorial da mídia “independente” argentina. Vejamos alguns exemplos de manchetes que buscam convencer as pessoa de que com menos também é possível ser feliz:
“Dez anos no mesmo trabalho pode ser um fracasso pessoal”
“O picolé começa a tomar impulso”
“Voltar ao ventilador: o melhor aliado para combater o calor e a crise energética”
“O turismo virtual nao para de somar milhas”
“Este ano você tem que comer legumes”
“Férias em acampamentos, um clássico que tem seu primeiro campeao”
“Morar em conjugados de menos de 30m², uma tendência que cresce”
É verdade. Nossa experiência com Mauricio Macri está dando suas primeiras liçoes quando o assunto é o comportamento da mídia. Se apoiam um governo, nao interessa se ele promove arrocho e está se lixando para o poder de compra das pessoas. A estratégia será sempre se esforçar para convencer de que uma vida mais austera também pode fazer você feliz.
Edu
qual o problema de Bluebus com Clarin?
Daniel Oiticica
Oi Edu, com todo o respeito, eu reformularia sua pergunta: Qual o problema do Clarín com um jornalismo ético e honesto? Recomendo que você assista ao documentário sobre esta empresa, que se encontra liberado na íntegra no Youtube. Abraço