Mobile World Congress | fiz uma lista dos Top 5 assuntos do evento

por Armando Netodo Business Inteligence da DM9, direto do Mobile World Congress, em Barcelona

Os números da GSMA Mobile World Congress impressionam. Foram mais de 72 mil visitantes de mais de 200 países e cerca de 1.500 stands. Algo inimaginável ha alguns anos atrás, quando os celulares tinham apenas algumas cores em sua tela, sons polifônicos e outras tecnologias que, com o avanço atual, parecem ser do século passado – e sao ;) – veja abaixo a minha lista de 5.

(1) Firefox e Ubuntu, duas plataformas abertas que vem para deixar a disputa entre os sistemas operacionais ainda mais acirrada, o 1o pela sua leveza e facilidade para desenvolvimento e o 2o pela sua versatilidade e compatibilidade com os sistemas Android, sua capacidade de ser utilizado como um Desktop apenas plugando em um monitor é o que mais chama a atençao.

(2) NFC, Near Field Communication. A tecnologia nao é novidade, mas o modo como as empresas vem utilizando impressiona, sua facilidade de uso e contribuiçao para um mundo mais conectado é incrível.

(3) Umas das discussoes que mais chamou a atençao foi sobre o papel do mobile na mídia. Muitos podem discordar, mas o que foi falado aqui foi inspirador. Dizer que o mobile nao deve ser encarado como o protagonista das histórias é um pouco polêmico, mas aceitável uma vez que temos o fenômeno da 2a tela.

(4) O Brasil, apesar de possuir uma infraestrutura nao tao avançada quando comparada ao mercado internacional, compensa pela qualidade de seus profissionais. Muitas das coisas que vi por aqui a respeito de mídia e criaçao no mundo todo estao no mesmo nível de projetos nacionais. Temos que valorizar mais nossa competência e capacidade criativa.

(5) Por fim, um dos únicos pontos negativos foi a ausência de grandes como Apple, Google e Microsoft além da falta de grandes lançamentos como o esperado Samsung Galaxy 4, que será apresentado em evento particular no dia 14 de Março, The Pi Day, uma alusao ao número Pi (3,14).

Todas do Mobile World Congress no Blue Bus

MWC-old-venue

publicidade

publicidade