À moda do BuzzFeed – aqui 5 tendências para 2014 – Marcelo Coutinho

Noticias do fim de ano

Provocado pelo Júlio e pela Risoletta Miranda, da FSB Digital, vou contrariar o princípio número 1 dos analistas (“ao fazer uma previsao, nao forneça uma data; ao fornecer uma data, nao detalhe a previsao”) e arriscar alguns palpites para 2014.

1) Presença da mobilidade – Os investimentos em infraestrutura digital para a Copa vao permitir nas cidades-sede condiçoes de conectividade inimagináveis há 2 ou 3 anos. O trânsito ainda mais caótico e a grande aderência entre esportes e o celular vao aumentar a adesao dos consumidores aos pacotes de dados, inclusive 4G (a Anatel registrou 730 mil aparelhos 4G em outubro, contra 48 mil em abril). Consequência: cada vez mais empresas de todos os setores, principalmente do varejo, terao que lidar com as demandas de um consumidor “always on”, tanto em termos de publicidade quanto de atendimento ao cliente e disponibilidade de produtos;

2) Compra de publicidade em tempo real (RTB) e sua integraçao com o comportamento do consumidor – Esta prática, hoje vista como “experimental” por boa parte dos anunciantes, se consolida como opçao de investimento. O processo de automaçao na entrega e análise de resultados vai se intensificar, até mesmo pelo fato do consumidor estar cada vez mais conectado. Gerar big data vai se tornar commodity, o diferencial vai estar em aplicar estes dados de forma contínua;

3) Discussoes sobre a visibilidade das campanhas online – O Media Rating Council dos EUA divulgou no último dia 20 que, em conjunto com o IAB, está nos estágios finais da elaboraçao dos padroes de mensuraçao para visibilidade de publicidade display, facilitando a adoçao deste formato de compra entre os anunciantes a partir do 2o trimestre do próximo ano. Esperem boas discussoes entre veículos e anunciantes sobre valor do CPM “visível” vs “impressoes”;

4) A economia nao vai ajudar – As principais consultorias apontam para um 2014 parecido com 2013, com perspectivas de um 2015 turbulento em termos de ajustes macroeconômicos. Embora neste cenário a web costume ser privilegiada por questoes de custos e retorno do investimento (a crise de 2008/2009 foi grande impulsionadora do investimento no digital no EUA e Europa), as negociaçoes com anunciantes deverao se tornar mais longas (em funçao de um “contingenciamento” da verba de marketing), e complexas (em função da prática do RTB);

5) ) No ano do centenário, o Palmeiras retorna triunfalmente – e fatura o campeonato paulista e o Brasileirao.

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