Tweet |
Monarquistas nao aderiram aos protestos em apoio ao Principe | Jayme Serva
Deu no Yahoo! – Dom Luiz de Orléans e Bragança, herdeiro presumido do trono do Brasil, fez divulgar nota em que recomendava a todos os monarquistas que nao participassem das manifestaçoes das ruas.
Dom Luiz é firme: “a prudência impoe aos monarquistas absterem-se de qualquer participaçao em tais manifestaçoes”. Como até ontem nao se viram faixas conclamando o povo a derrubar a repúbica e restaurar o império, fica claro que o chamamento do príncipe foi integralmente atendido por suas bases de apoio. Ao contrário do que aconteceu com as demais lideranças do país, que tomaram 1 chapeu de seus liderados, dom Luiz logrou o impensável: 100% de obediência.
Dada a importância dessa proeza, já se ventila por aí que as principais lideranças do país se articulam para convocar o herdeiro de dom Pedro 2o. e bisneto da Princesa Isabel para a relevante missao: deter os crescentes movimentos populares e mandar os manifestantes para casa. Afinal, se ele conseguiu adesao absoluta de sua turma, o que nao conseguirá com os demais?
Fala-se ainda de arestas a aparar, como a exigência de alguns radicais (sempre há os radicais) de que o príncipe vá à TV portando a coroa imperial. Joao Santana teria recomendado apenas o cetro, deixando em aberto o uso ou nao do manto. Uma pequena rusga teve início quando um membro da família imperial quis impor que, durante o pronunciamento, o nome do príncipe aparecesse completo na legenda. Teria sido demovido por Santana, com a alegaçao de que ou aparecia o príncipe ou aparecia o nome – Dom Luís Gastao Maria José Pio Miguel Gabriel Rafael Gonzaga de Orléans e Bragança e Wittelsbach ocuparia a tela toda.
Negociam-se agora os últimos detalhes. Enquanto isso, todos os monarquistas permanecem em casa, o que, como se vê, tem esvaziado significativamente as manifestaçoes.
Reinaldo Silva Arruda
Longa vida ao Imperador !Quem sabe ,caso volte, ele incentive a construçao de carruagens com passe livre!
jayme
O risco é ele restabelecer as liteiras com passagem grátis.
Gabriel
Então Monarquia é atraso? Quão atrasada é a Inglaterra! Santa ignorância!
Jayme
Puxa, Gabriel, como não pensei nisso antes?
Gabriel
É porque você é daqueles que acham que existe uma evolução natural da monarquia para a república.
Carlos Alberto Vergara
Antes do Imperador construir as carruagens com o passe livre, é mister que ele limpe os estrumes deixados pela estrada pelos desgovernos republicanos!
jayme
Ô, Carlos, acho que ele não está com essa vassoura toda.
paulo
Vejo como deboche o tal artigo. É bom lembrar que a república que aos moldes foi implantada (Golpe Militar) utilizou-se de referência extrema os USA a ponto da bandeira provisória ter 13 listras. Na bandeira estadunidense isso representa as 13 colônias que deram origem aquela nação.Fora a aparição dos caudilhos gaúchos no cone sul, tal como os coronéis no norte e nordeste. O país passou a ser uma piada republicana ao bom gosto das elites aristocratas. Hoje vemos simplesmente o continuar dessa piada que, agora nos leva milhões de nosso rico dinheirinho, impostos. A paciência do cidadão tem limites e nesta hora temos que abordar temas significantes de construção e unidade.Sem chacotas ou piadas que não leva a nenhum lugar. A crítica é valida e faz parte do contexto democrático, pois assim que caminhamos para frente,mas quando o caus instalado tem na sua vertente a inaptidão do estado nacional na sua gestão, então temos, sim que considerar essa hipótese.Quiçá CHEGAREMOS A TER UM DESENVOLVIMENTO TAL QUAL A Suécia, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Espanha ou a própria Inglaterra. O tema é vasto mas pertinente.A realidade que nascemos uma monarquia e que esse processo civilizatório foi interrompido por interesses mesquinhos, que não resolveram os temas pertinentes de nosso povo, em 1889.