Montei a árvore neste fim de semana e sinto que muitas coisas mudaram

Montei a árvore neste fim de semana e tive a certeza de que, pelo menos aqui em casa, muitas coisas mudaram. A árvore já nao consegue ser maior que as crianças, que cresceram e nao têm quase nenhuma paciência para pendurar enfeites. Sem Papai Noel na jogada, ainda esperam surpresas, mas falam com praticidade dos presentes – um biquíni para as férias, uma mochila para substituir a que rasgou, uma depilaçao definitiva – nao acreditei – porque nao aguenta mais sofrer. Em volta de casa, em muitos bairros e, principalmente, nos templos de consumo, a decoraçao já está pronta.

Uma das “carnavalescas natalinas” famosas, que pensa no Natal o ano inteiro e hoje cuida de 140 shoppings em todo o Brasil, disse que já está com a cabeça em 2013! O investimento em decoração nao sai por menos de R$500 mil e os temas estao cada vez mais complexos, colocando Papai Noel em cruzeiros, reino de cristais, florestas encantadas e outras variaçoes.

O fato é que a data emprega muita gente. O Grupo Boticário, por exemplo, contratou 6 mil temporários para dar conta da sua melhor data de varejo e espera aumentar em 17% as vendas. Candidatos a Papai Noel têm emprego garantido e a tradicional foto anda mais cara do que nunca.

As revistas on e off line já estao cheias de dicas de presente em todas as faixas de preço! Pesquisa da Datafolha com quase 500 paulistanos mostra que em todas as classes a empolgaçao é grande – 77% pretendem comprar presentes, preferem ir aos shoppings que comprar pela internet e gostam de passear para encontrar novidades e bons preços. Nas minhas pesquisas individuais, entre amigos, nao percebo a mesma euforia. Sinto as pessoas cansadas, assustadas com a velocidade com que o ano passou e pouco dispostas a encarar a temporada de compras. E vcs?… estao animados? ;) Veja tambem todas do fim de ano

publicidade

publicidade