Monumentos que se movem – e que desaparecem da Historia – Jayme Serva

Cristina Kirchner tem seu dia de Taleban. Estes explodiram uma estátua milenar de Buda simplesmente porque era de Buda, sem considerar os 2 mil anos de história, o valor simbólico da obra ou a opiniao do resto do mundo. Já Cristina resolveu que o centenário monumento a Colombo, ali atrás da Casa Rosada, deve ter fim semelhante ao do Buda afegao.

O monumento foi doado pela comunidade italiana em 1910, como parte das comemoraçoes do centenário da independência da Argentina, em agradecimento pela imensa receptividade com que os imigrantes foram recebidos naquele país. Nao é lá das coisas mais belas do planeta, mas até aí, 9 entre 10 monumentos das maiores cidades da nossa América sao de gosto igualmente discutível (aliás, perto do nosso Borba Gato da avenida Santo Amaro, o Colombo portenho é um verdadeiro Rodin). Cristina quer sumir com a estátua porque Colombo teria sido um genocida cruel. Note-se que, apesar de italiano (genovês), o navegador jamais chegou sequer próximo ao que hoje é a Argentina.

No lugar do intrépido navegador, Cristina quer colocar uma estátua da boliviana Juana Azurduy, que lutou ao lado das tropas argentinas pela independência do país, em 1810. Parece ser interessante a história da Anita Garibaldi andina, heroína de dois países, como a nossa. Por seus feitos, Juana Azurduy é um dos ídolos da mandatária portenha. O presidente da Bolívia Evo Morales vai contribuir com USD 1 milhao, raros dólares, para dar uma força na construçao.

Uns anos atrás, o prefeito evangélico de Salvador, inconformado com as estátuas dos Orixás no Dique do Tororó, cortou-lhes a iluminaçao. Mas nao teve peito de tirá-las de lá. Mas e se Cristina ditar moda? Quem garante que um dia nao vai encorajar algum prefeito a trocar o Monumento às Bandeiras, do Brecheret, por, digamos, um gigantesco motor de popa? Ou o gaúcho da entrada de Porto Alegre por um busto do Dunga? Se nao nos cuidarmos, até o Cristo Redentor pode ser removido e dar lugar a um gigantesco símbolo da Nike. Detenham essa mulher!

publicidade

publicidade