Museu é coisa de turista ou nao é? A maioria nao está em guias, roteiros ou blogs

Eu adoro ir a museus. Em viagens nacionais ou internacionais é, de longe, o programa que mais gosto, pra desgosto das minhas filhas. Sou do tipo que lê todas as plaquinhas, que volta para a entrada para ter certeza de que está fazendo o trajeto proposto pelo artista, que quer ir em to-das as salas e ter certeza que viu to-das as obras. Adoro restaurante de museu, café de museu, ficar olhando as pessoas que frequentam os museus, especialmente as que têm crianças curiosas e precisam ficar traduzindo e explicando tu-di-nho. E, por fim, amo lojinhas de museu com seus objetos, livros, blocos, canetas e outros mimos.

No Rio e em Sao Paulo os museus também sao um dos meus programas preferidos. Nunca consegui entender por que turistas do mundo inteiro que sonham com viagens a Paris ou NY colocam o Metropolitan e o Louvre como paradas obrigatórias, mas nao consideram o MAM, o Masp, o Museu do Futebol ou o Museu da Língua Portuguesa como parte de um roteiro turístico pelas duas principais cidades do Brasil. Descobri, recentemente,
que parte do problema pode ser, simplesmente… falta de informaçao.

No Brasil, ao contrário de instituiçoes estrangeiras, os museus nao se consideram atraçoes turísticas e, por isto, nao divulgam sua atividades de uma forma muito estruturada para os públicos que poderiam se interessar. O dado vem de uma pesquisa realizada pela Feambra, a Fundaçao de Amigos de Museus no Brasil. A maioria deles nao tem parceria com empresas de turismo e, por isso, nao estao presentes em guias, roteiros ou blogs. O mesmo estudo mostra que existem mais de 2 mil museus em todo o Brasil mas quase nenhum deles conta com associados que ajudam a ampliar as verbas para estrutura e divulgaçao de atividades. Acho que temos oportunidades de construir marcas fortes para nossos museus e ampliar a visibilidade dos nossos acervos, artistas e talentos para o mundo. Mas eu, como falei, sou fã e suspeita ;)

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