Na internet desconfie de tudo pq a ‘zuera’ nao tem limites – como foi o debate de hj no #youpix

Todas do youPix 2014 no Blue Bus patrocinio Santander

Na internet a zuera nao tem limites. Hoax sao compartilhados na mesma velocidade – ou até mais rápido – do que notícias verdadeiras. Como lidar com isso e separar o que é verdade do que é mentira? Esse foi o tema do 1º debate do youPIX esta tarde, reunindo a jornalista Rosana Hermann, Cid, criador do Nao Salvo, Gilmar Lopes, criador do E-farsas e Rafael Vilela, integrante do Mídia Ninja, com mediaçao de Ana Paula Freitas, jornalista colaboradora da revista Galileu.

O que ficou claro no bate-papo – que rendia conversa para muito mais do que 1 hora :-) – é a facilidade com que notícias sao inventadas e espalhadas como se fossem verdade. Pra piorar a situaçao, nessa velocidade avassaladora de criaçao e consumo de informaçao, o padrao de checagem do jornalismo é muito falho – todo site quer ser o 1º a dar aquele furo, sem se dar ao trabalho de checar se é verdadeiro ou nao. Muita gente se baseia na suposta credibilidade dos veículos para determinar se acredita ou nao em uma notícia, e por isso, pensa que “se está no G1, é verdade absoluta”, diz Rafael. Mas até os grandes podem falhar. Lembra da entrevista com o sósia do Felipao, por exemplo?

Cid, do Nao Salvo, perito na ~arte~ da zuera, deu vários exemplos de hoax passados adiante na internet sem a menor cerimônia – da suposta morte do Seu Barriga, que virou Trending Topic mundial em questao de minutos alguns anos atrás, ao recente vídeo que mostrava a Coréia do Norte na final da Copa do Mundo, que teria sido criado pelo governo do país para enganar a populaçao. Fale a verdade – se você nao acreditou, deve pelo menos conhecer alguém que levou a história a sério. Foi inclusive publicada em vários sites de notícias como sendo verdadeira. E o vídeo foi criado por quem? Pelo Nao Salvo :-) Enquanto isso, Gilmar, criador do E-Farsas, disse que certa vez desmascarou 6 textos falsos da TV Revolta – 6 que ele escolhou para analisar e que estavam em sequência.

Especialmente em ano de eleiçoes, a tendência é que os boatos na web só aumentem. E os usuários costumam compartilhar conteúdo sem pensar – muitas vezes sem ao menos ler para saber do que se trata. Como uma boa fofoca, também há sempre aqueles que aumentam a história. O que leva a crer que às vezes é melhor nao compartilhar. Desconfie, pesquise as fontes, mas na dúvida, nao passe adiante. “A verdade faz cosplay de mentira”, diz Rosana, e, “pelo sim, pelo nao, fique com o nao”. Porque a zuera, você sabe, ela nao tem fim ;-)

e-poca-zuera-youpix2014

publicidade

publicidade