Na #smwsp | Agradar a audiencia ou parecer, pelos numeros, que está agradando?

Pode parecer obvio, mas aparetemente nao é tanto assim – o papo entre Thiago Magalhaes (ibope), Renato Shirakashi (Scup), Rodrigo Pretola (Predicta), Andre Freitas (Comscore) e mediacao de Ari Meneghel (IAB Brasil) constatou que antes de tentar elevar metricas basicas como o ‘curtir’ do FB, é preciso alinhar os objetivos do negocio – “Inflar o numero de likes nao é dificil, engajar a audiencia que é mais complicado”, explica Shirakashi.

Afinal, ate mesmo estar nas redes sociais – ou em qual delas estar – precisa ser avaliado de acordo com cada negocio. Nao da pra todo mundo ser uma Coca-Cola – vale focar no publico alvo, mesmo que ele seja pequeno, e ai entao extrair o melhor possivel desse relacionamento, alimentado com assuntos relevantes que seu publico quer ver. Metrica, por si so, continua sendo somente uma estatistica – um jeitinho de ‘torturar’ os numeros ate que eles mostrem o que se quer. Resta saber o que vale mais – genuinamente agradar a audiencia ou parecer, via numeros, que esta agradando?

publicidade

publicidade