Neymar ainda é o maior jogador do Paulista, diz estudo do Datafolha

No ano em que fracassou na busca pelo inédito tetra santista, teve atuaçoes pouco consistentes e foi vaiado na Vila Belmiro, Neymar ainda conseguiu ser um dos destaques individuais do Paulista, segundo dados do Datafolha. Diferentemente dos rivais Corinthians, Palmeiras e Sao Paulo – o Santos nao se destacou em nenhum fundamento coletivo, enquanto seu astro foi o líder em nada menos que 7 fundamentos individuais.

“4 deles demonstram o quanto Neymar foi importante para o Santos alcançar a 5a final seguida” – diz a pesquisadora. Foi o artilheiro (12 gols), o líder em assistências (7), o rei dos dribles e o mais caçado. Neymar marcou menos gols do que no ano passado, mas ainda assim respondeu por 30% dos gols santistas. Foi responsável também por 73% dos pontos conquistados na soma de todas as fases (42).

Pessoas ligadas à diretoria do Santos apontam que, para manter Neymar é preciso investir num time com estrelas e dividir a responsabilidade. Nas campanhas do tricampeonato estadual, Neymar teve como parceiros Ganso, Robinho e Elano.

“Nao foi apenas Neymar que anotou menos gols na ediçao deste ano do Paulista (12 contra 20). Os outros competidores também foram menos precisos” – destaca o Datafolha. Anota que “o Paulista-2013 ficou 63 gols distante da marca da ediçao passada. O Corinthians, atual campeao, fez 38 gols. Em 2012, o Santos, dono da taça, marcou 58 vezes”.

Materia na integra

publicidade

publicidade