Tweet |
Neymar foi embora, está aberta a porta da espanholizaçao do futebol br?
O assunto nao é novo, a preferencia da Rede Globo, dona dos direitos do futebol br, pela ideia de 2 clubes fortes… e o resto. Teoria da conspiraçao? Os fortes deveriam ser os de maior torcida e, por consequencia, os de maior renda, maior ibope e maior mercado no momento, ahn, digamos o Corinthians e o Flamengo… transformados no Barcelona+Real Madrid locais – releia essa materia antiga do Observatorio.
Talvez tenha sido mesmo mera conspiraçao levantar este assunto – mas nao dá pra negar que a Globo tem feito força nesse sentido – leia essa no Blue Bus – assinada por Antonio Carlos Teixeira – ‘A cruzada da mídia contra Neymar – preferem o garoto jogando na Europa‘
Aqui ele diz que “a TV Globo, que passou a transmitir a Liga dos Campeoes, começou uma campanha covarde para que a joia santista acerte sua transferência para algum clube do velho continente”. Cita nomes – “A poderosa emissora escalou Galvao Bueno para fazer esse papel. Como chefao, Galvao convocou Walter Casagrande, Caio Ribeiro e Arnaldo César Coelho para infernizar a joia brasileira”.
Adiante – “Nos jogos da Seleçao Brasileira, o quarteto nao perde a chance de cutucar o garoto santista. Basta uma queda, ou mesmo drible a mais para a corneta global tocar em harmonia de vozes. Casagrande, com o qual muitos tiveram paciência para que ele pudesse se recuperar da dependência química, demonstra intolerância incompreensível com Neymar”.
Mais adiante – “Criou-se tese entre jornalistas esportivos de que o jogador brasileiro precisa ir para a Europa a fim de desenvolver seu futebol. Mantra repetido diariamente pela mídia brasi-europeia, que só convence os que têm algum interesse em valorizar o futebol europeu, ou aqueles que vivem diante do videogame. Até parece que as seleçoes europeias têm massacrado a brasileira, em especial. Das últimas 5 Copas do Mundo, o Brasil venceu duas e chegou à final em outra”.
No final – “Mas ainda imagino o dia em que curtiremos nossas joias por bastante tempo, antes que elas se decidam a mostrar suas qualidades para outras plateias. Enquanto isso, babamos para os Barças, Manchesters, Milans da vida. E eles nos olham como gentalha, que se sente honrada porque seus melhores jogadores atraem a atençao dos colonizadores”…
Será que pode ser isso tambem? :)
Percebo eco no comentario do Erich Beting no sabado no UOL – “(…..) O fardo que Neymar já vinha aguentando em ser a estrela solitária do futebol brasileiro estava pesado demais. Mídia, torcida, clube e até patrocinadores pareciam forçar a barra para que o maior talento que surgiu nos últimos tempos em gramados brasileiros fosse jogar no exterior. O bordao ‘vai ser bom para ele’ resume, perfeitamente, o que virou o futebol no Brasil – um subproduto”.
luciano
__ olhaí olhaí freguesia, temos cural, pamonha e “raça”… mas talento acabou de acabar… vendemos o último para a Espanha!
Até surgir outro jogador que me faça ter prazer em ver um jogo de futebol no país, entro em jejum de partidas medíocres, disputadas na “raça” (já que não tem competência para lutar com graça)…