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Nielsen cria ranking que equipara espectadores online e da TV em 1 msm métrica
Comparar pontos do Ibope com métricas da web nunca foi muito justo, já que cada estimativa numérica tinha uma base diferente, complicando o acompanhamento de igual para igual. Tentando resolver o problema, a Nielsen lançou o ‘Cross-Plataform Online Campaign Ratings’, um modelo de avaliaçao que permite medir o número de pessoas que assistiram a uma campanha na TV, as que assistiram de forma digital e também o total de espectadores que foram impactados em ambos os formatos – “Essa é a 1a vez que podemos mostrar o número de pessoas que viram uma campanha independentemente de onde ela foi veiculada”, explica Steve Jasker, da Nielsen.
O novo sistema já foi testado por ESPN, Facebook, Group M, Unilever e Hulu, e especula-se que, com isso, pode haver uma evasao de verba das campanhas televisivas para açoes online. Contudo, ainda existem divergências sobre as métricas do novo sistema da Nielsen. Para Michael Hayes, da Initiative Worldwide, apesar de uma métrica ‘padrao’ nao ser uma coisa ruim, a Nielsen estaria simplificando demais o processo ao dizer que está ‘medindo de forma igual’ – “O jeito como as pessoas assistem TV é diferente de como elas interagem com seus dispositivos digitais”, defende. A notícia é do AdAge.
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