No Brasil, somos igualitários em público e racistas no privado?

Por Sérgio Dávila, editor-executivo da Folha, hoje, no jornal, sob o titulo ’50  tons de preto’, para assinantes.

“Mae, nao tem que dar dinheiro pro negao aquele?”

A mae em questao faz parte de uma família de brasileiros brancos hospedada no mesmo hotel em que eu estava, em Nova Iorque, na semana passada. O casal e duas filhas adolescentes, uma das quais disse a frase, apanharam um táxi chamado pelo porteiro.

Eram presumivelmente do Sul do país, pelo sotaque com que falavam.

O “negao” eu tinha conhecido na madrugada anterior, conversando nos corredores e no elevador enquanto ele me ajudava a encontrar um quarto mais silencioso. É de Gana, veio para os EUA 30 anos atrás, faz turnos de 16 horas, está cansado. “Há 30 anos, se você me falasse que eu nao deveria me mudar para a América, brigaria com você. Hoje, só penso em voltar para casa”, diz.

5 anos depois da eleiçao de Barack Obama, os EUA nao estao tao “pós-raciais” quanto se esperava. Segundo pesquisa divulgada na 5a feira pelo Pew Research Center, 36% da populaçao norte-americana ainda vê “conflitos fortes ou muito fortes” entre brancos e negros, ante 39% em 2009, ano da posse.

A divisao se nota na polêmica tensa e recente em torno da palavra “nigger”, termo em inglês com conotaçao racista para “negro” ou “preto”, que pontua os diálogos do último filme de Quentin Tarantino, “Django Livre”, que estreia no Brasil na 6a.

Seu uso por atores brancos, dirigidos por um branco, ainda que numa obra de ficçao, foi considerado inadequado pelo movimento negro local. Tarantino se defendeu dizendo que no Estado do Mississippi pré-Guerra Civil, em meados do seculo 19, onde se passa boa parte da trama, a palavra era falada com ainda mais naturalidade.

No Brasil, somos igualitários em público e racistas no privado – a família acima nao sabia que um patrício a observava. Discutir o assunto abertamente, como os americanos, nos faria bem.

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