Novos consumidores, novas pesquisas. E a sua marca? | texto do Marcelo Coutinho

O Congresso Latino Americano da Sociedade Global de Pesquisa de Mercado (ESOMAR) que terminou ontem em Sao Paulo foi marcado pelas discussoes sobre o impacto da digitalizaçao dos relacionamentos entre marcas e consumidores. Em alguns setores específicos, como esportes, ficou claro que nao dá mais para pensar tanto a comunicaçao como a pesquisa sem englobar esta variável – um estudo da ESPN mostrou que 72% dos fãs de esportes na regiao utilizam o celular para se informar sobre o tema (eram 15% em 2011).

Mas o foco agora parece se deslocar para a integraçao entre as diversas açoes com o mundo digital – um espaço no qual as empresas controlam apenas 2% da comunicaçao, como demonstrou um estudo com diversas marcas da PepsiCo. E diante do fato de que 51% dos brasileiros consomem mídia de forma simultânea (Ipsos), tanto Coca-Cola como o Itaú apresentaram estudos que mostravam a eficiência de açoes “transmídia”, com jornais e rádios funcionando como “fábricas e pontes” para açoes no mundo digital e redes sociais, que finalmente repercutiam no grande “estádio” em que se transformou a televisao. Mensurar e potencializar esta integraçao é o grande desafio para as marcas nos próximos anos.

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