O criador da bitcoin é 1 velhinho japonês que mora em Los Angeles?

Num artigo publicado semana passada na Newsweek, Leah McGrath Goodman diz ter encontrado na Califórnia o homem que criou a complexa fórmula matemática em que se assenta a bitcoin. Na verdade, segundo o texto, ele permaneceria como uma figura enigmática mesmo para os responsáveis máximos pelo projeto de divisa digital. A ser verdadeira a descoberta, Nakamoto nao tem o perfil por muitos imaginado de jovem gênio matemático – estaria usufruindo as riquezas obtidas pela sua invençao sob a aura misteriosa de um pseudônimo. Afinal, diz a Newsweek, Satoshi Nakamoto chama-se mesmo Satoshi Nakamoto (embora tenha passado a usar o nome Dorian), tem mais de USD 400 milhoes nos drives dos seus computadores e vive modestamente com a sua família num bairro de classe média de Los Angeles.

Satoshi é 1 engenheiro e matemático que chegou aos EUA com a sua mae em 1959 e que trabalhou para empresas fornecedoras de material militar ao exército dos EUA como a Hughes Aircraft. Sempre foi, segundo os familiares e amigos, muito reservado – para falar do seu trabalho. Começou a ser descoberto pela Newsweek a partir de emails que enviava para um produtor de modelos de automoveis, 1 hobby que parece ocupar muito do seu tempo e atençao – e a privacidade?

Mas… o Satoshi Nakamoto descoberto pela Newsweek nao assume que é o criador das bitcoins. No artigo, a revista sustenta a informaçao com declaraçoes do irmao de Sakamoto que dao a entender que Satoshi (ou Dorian) teria as capacidades e qualificaçoes para lançar uma criaçao com um grau de inovaçao e complexidade matemática como a bitcoin. E, principalmente, apresenta declaraçoes do próprio Dorian Satoshi Nakamoto, conseguidas com dificuldade à porta de sua casa em que é feita uma aparente “confissao” – Já nao estou envolvido nisso e nao posso discutí-lo. Isso foi entregue a outras pessoas, elas é que estao à frente disso. Já nao tenho qualquer ligaçao. Será? Com Publico Economia, informaçoes de Sergio Anibal, leia texto original aqui.

publicidade

publicidade