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“O filme saiu do mundo da propaganda e ganhou a vida real” – Jones+Tino e os bastidores de ‘Blood’
Depois de conversar com a dupla de criaçao Caio Giannella e Diego Oliveira sobre o comercial ‘Blood’, da Bodyform, Blue Bus falou também com os brasileiros Jones+Tino, diretores do filme. Se você ainda nao viu, assista aqui. O comercial está sendo muito elogiado por nao usar nenhum dos estereótipos repetidos à exaustao nos comerciais de absorvente e, como poucos, fazer com que as mulheres se sintam representadas.
Jones+Tino contam que o filme teve um processo de gestaçao longo – “Passamos por várias possíveis locaçoes: Uruguai, Portugal, Ucrânia até chegarmos à Romênia. Foi uma excelente escolha. O filme foi rodado em 3 diárias, no final do outono, início do inverno e tivemos mudanças bruscas no clima um dia antes da filmagem. Foi preciso se adaptar para filmar a 2ª diária embaixo de neve, o que no final acabou dando uma maior variedade de paisagens. Nosso casting é composto por atletas amadoras e uma bailarina profissional. Sao elas que estao em açao nas cenas, sem dublês. Tivemos vários testes de maquiagem para chegar à quantidade e ao tom do sangue que iríamos usar. Durante as filmagens tudo correu bem. Obviamente a condiçao do tempo tornou o trabalho da equipe e das atrizes muito mais difícil, mas sem dúvida trouxe uma camada extra de drama para o filme.”
Para a dupla de diretores, o que faz com que as mulheres se reconheçam nesse comercial é que ele nunca as coloca numa posiçao de fragilidade ou de vítima. “Essa é a principal diferença entre esse e outros filmes que tentam valorizar as mulheres mas acabam esbarrando na condiçao feminina mais clichê que existe: a do sexo frágil. No nosso filme, elas nao estao numa situaçao passiva. Pelo contrário, elas têm atitude, coragem e força. É a clássica jornada de superaçao protagonizada por heroínas. O ponto de partida é 100% verdadeiro. Nossa principal preocupaçao foi contar a história sem deixar que a presença do sangue se tornasse mais importante que a ideia. O filme nao é sobre sangue. É sobre força, foco, coragem e superaçao”, afirmam.
E a resposta, claro, veio de acordo – “É impressionante como a reaçao da opiniao pública diante de uma campanha que foge dos clichês é geralmente positiva. Os resultados sempre apontam para isso. A audiência reage bem ao que é ousado, diferente e bonito. Quando lemos o roteiros sabíamos que era um projeto fora da zona de conforto mas nao imaginávamos a repercussao positiva que ele teria. De qualquer forma, nós sempre buscamos roteiros que nos permitam sair do lugar comum e nossos tratamentos sempre tentam trazer algo novo e pertinente. Nem sempre é possível, obviamente. Nós sabemos como é difícil o caminho que um roteiro percorre desde que ele sai da mesa dos criativos até chegar a gente.”
Jones+Tino citam a sinergia entre todas as partes envolvidas – agência, cliente e produtora – como um dos fatores responsáveis pelo sucesso do comercial. E assim como Caio e Diego, se dizem muito felizes – “Quando você nao precisa fazer um director’s cut, isso diz muito sobre como nos sentimos com o resultado final. Fotografia, ediçao, grading, trilha e sound design todos contribuíram para levar o filme na direçao que queríamos. No final, depois de tanto tempo, ver o filme no ar gerando toda essa comoçao entre as mulheres é ainda mais legal. O filme saiu do mundo da propaganda e ganhou a vida real.”
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