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O Financial Times diz que “o Brasil já ganhou a Copa”; na mídia br nao sai nada :)
Texto do Paulo Nogueira no Diario do Centro do Mundo
Ao contrário de textos do FT críticos à política econômica do governo, este nao é objeto de exaustiva repercussao na mídia br e seus comentaristas. Regra número 1: a mídia repercute apenas notícias negativas, numa seleçao minuciosa que nao admite exceçoes.
O artigo do FT sublinhava o que já é de amplo conhecimento: a Copa foi um triunfo. A extraordinária surpresa se deveu menos aos fatos, em si, e mais à campanha feroz movida pela imprensa. Num dos momentos apoteóticos dessa campanha, Jabor disse que o Brasil mostraria sua incompetência em organizar um evento de tal magnitude. Mesmo jornalistas de outra natureza que nao a de Jabor se deixaram contaminar pelo sentimento apocalíptico. Poucas semanas antes da estreia do Brasil, depois de visitar o Itaquerao num jogo do Corinthians, Juca Kfouri previu, na ESPN, o caos.
O FT falou naquilo que todos sabem: os brasileiros sao um povo encantador. O francês rosna para você. O inglês ignora você. O brasileiro sorri e dá um tapa nas suas costas. Para os jornalistas estrangeiros, e os turistas, cobrir a Copa nas cidades com praias foi uma experiência única – “A Copa tem que ser sempre no Brasil” – foi uma frase várias vezes repetida.
Também para os jogadores estrangeiros o Brasil foi, em geral, uma festa. Viralizou um vídeo em que futebolistas alemaes torciam num hotel, ao lado de brasileiros, na disputa de pênaltis entre Brasil e Chile.
O ganho em termos de imagem para o Brasil é inestimável. A “publicidade” gratuita que a mídia internacional deu ao país com seus textos e vídeos nao tem preço. Nao é que o Brasil tenha passado por uma metamorfose súbita na Copa. É que a mídia, já faz um bom tempo, retrata um país que nao existe.
É a Banânia, uma terra da qual devemos todos nos envergonhar. Segundo a mídia, somos corruptos, somos infames, somos linchadores, somos violentos, somos canalhas, somos ignorantes. Falta alguma coisa? Ah, sim: somos feios.
O Brasil monstruoso da mídia nao é, evidentemente, uma obra do acaso. O objetivo é convencer os incautos de que, com outra administraçao, viraremos um paraíso, mais ou menos como o Brasil que a Globo mostrava na ditadura militar.
O país tem desafios monumentais para se tornar uma sociedade avançada, é certo. Os extremos de opulência e miséria ainda sao intoleráveis, a despeito da reduçao da desigualdade verificada nos últimos anos. Um “choque de igualdade” tem que percorrer o país. Mas nao somos a Banânia da mídia.
Melhor: a Banânia está representada apenas numa área. Na própria imprensa. A mídia brasileira é, em si, a Banânia que, ardilosamente, ela finge que o Brasil é.
Romeu de Figueiredo Temporal
Copa do Mundo: uma escolha certa!
A experiência está comprovando que a aposta econômica de realizar o torneio foi certa. Valeu a pena ignorar o pensamento pessimista dos que profetizaram um desastre econômico. Incluindo os gastos públicos e os efeitos indiretos – como o aumento da receita fiscal, os salários pagos e o crescimento do emprego – os jogos vão gerar 142 bilhões de reais, ou US $ 64 bilhões, em produção econômica adicional, de acordo com a Ernst&Young.
Os fabricantes de bens de consumo relacionados com a Copa do Mundo – de TV`s a cerveja e sapatos – estão com vendas maiores. Após dois anos de baixo crescimento para as marcas de TV grandes, estão otimistas porque os jogos vão impulsionar as vendas globais em 30%. No Brasil, as ordens de venda por atacado de TVs de LCD de tela plana subiram 51 % no primeiro trimestre, de acordo com a research NDP. Da mesma forma, a AmBev, maior cervejaria do mundo e controladora da Budweiser, Stella Artois, e Corona, espera que os jogos de 2014 impulsionem as vendas de cerveja em até dois pontos percentuais no mercado de cerveja do Brasil, o terceiro maior do mundo.
Os economistas calculam que os investimentos em estradas, transporte público e outras infraestruturas geram cerca de us$ 2 em PIB adicional para cada dólar investido. Neste sentido, a experiência de Barcelona depois dos Jogos Olímpicos oferece uma referencia. A cidade espanhola usou os Jogos de 1992 como catalisador de investimentos em infraestrutura, o que levantou a cidade de uma era de estagnação pós-industrial. E, como em Barcelona, o governo do Brasil espera que o investimento de capital para aeroportos, estradas e outras infraestruturas estimule o crescimento em várias regiões em todo o país.
O comércio é outro beneficiário de competições esportivas. Estudo NBER descobriu que mesmo após uma década do evento, os anfitriões dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo verão ganhos de longo prazo no comércio total da ordem de 30 por cento.
Marcio Machado
Sou 100% a favor do mundial. Acho que o Brasil precisa abrir sua economia para o mundo e a Copa já é um bom começo. Ganhamos experiência em exigência, organização, intercâmbio cultural, turismo e quem sabe um dia, infra-estrutura.
Entretanto algo me preocupa.
Havendo tanto crescimento econômico impulsionado pela realização dos jogos (como relatado pelo Romeu) e uma alta do PIB 2014 de 1,24% para 2014, estaria o Brasil descontado a Copa a caminho de uma recessão?
Julio Hungria
Por favor, nao serao aceitos pelo mediador comentarios que se afastem do foco da informaçao de uma nota. Da mesma forma, nao sao publicados comentarios deseducados ou que contenham referências ofensivas a outros usuarios. Obg
Mona Lisa
Esses textos são todos muito parciais e as pessoas, por vezes, tolas…
Culpa da globo… Um mês antes da copa, alguns parentes viajaram à Europa e foram frequentemente questionados se deviam vir ao Brasil… Relutavam por considerar um país perigoso… A imagem do Brasil é distorcida faz tempos, antes do PT, antes do FHC… Mas não… Tudo tem que ser culpa de quem quer trocar de governo.
A Copa, graças a Deus, vai servir para melhorar a imagem do Brasil perante o mundo! Claro que ela não é de toda ruim, mas também não é perfeita! Dêem o devido reconhecimento que ela merece, mas sem exaltar à perfeição… Que não é!!! Aumentaram as vendas de bebidas, itens para churrasco, consumo de restaurante e TVs… É a venda de livros? Como anda? Alguém viu? E a frequência escolar?
Claro que trouxe vantagens, mas tem absurdos também….
Valorizar a copa é uma coisa, endeusar a copa e o PT, enquanto pintam a globo e a oposição como seres do mal é exagero, né?
cx
Concordo que muitas vezes nós Brasileiros somos excessivamente auto críticos sem tomarmos ações de efetivas contra a situação de que reclamamos. Por outro lado a nossa imprensa segue essa cultura. Apesar de tudo isso, não podemos deixar de ver os aeroportos mal acabados, as estradas não realizadas ou o transporte urbano sem qualquer melhoria. A Copa trouxe dinheiro do turismo, mas não trouxe investimentos que sirvam de legado.