Tweet |
O Natal é da Galinha? Ou é de Jesus? – Os marqueteiros serao excomungados? :)
O padre Marcos Belizário, da Igreja de Sao Conrado, no Rio, nao se conteve na missa de domingo e protestou conra o tema de Natal do shopping Via Parque – ‘Galinha Pintadinha’ – “Natal da galinha?” – questionou os fiéis – “Pelo amor de Deus! Natal é de Jesus!”. Registro hoje no Ancelmo no Globo. Veja tambem todas do fim de ano
Geraldo Protta
Na verdade, se for estudar a fundo, natal nada mais é do que uma data comercial, pois a data é de uma festa celta. A igreja romana transformou a data em nascimento de Jesus (que na verdade seria em setembro/outubro) para arrebatar mais seguitores (dizimistas), a Coca-Cola criou a imagem do Papai Noel para criar um clima familiar onde se consome mais de seu produto, e o comercio em geral (como este shopping), usa as armas que tem para atrair seu público alvo. Quem pode julgar a quem?
Carlos C. Sato
Não, prezado ateísta proselitista. O Natal celebra sim o nascimento de Cristo. A questão da data procede, mas nada mais é do que comemorar, em data mais propícia (uma semana antes da virada de ano) uma data importante. Você já deve ter visto muita gente que comemora aniversário não no dia exato em que nasceu, mas adia para um fim de semana, certo?
A Coca-Cola na verdade criou o Papai Noel de roupa vermelha. Antes a representação do São Nicolau era verde.
Finalmente, o padre exagerou sim. É inapropriada a campanha da Galinha Pintadinha, mas não desrespeitosa. Simbolismos religiosos são tratados com muita ignorância em nosso país. No Japão, o respeito é muito maior.
Eduardo
Prezado Carlos,
Sou crente em Deus e discípulo de Jesus e posso lhe afirmar que o Geraldo tem toda razão (E não sei se ele é ateu ou não, como afirma).
Adiar a festa para um fim de semana, tudo bem, mas adiar a festa por 2 meses, para coincidir exatamente com as datas de comemoração do Solstício de Inverno, mesclando coisas da cultura pagã (árvore de natal, guirlandas, etc) com Cristianismo, para tentar reverter uma situação de declínio do Império Romano, ai é demais, não? Coisas de Constantino.
Na verdade, a Bíblia nos afirma que devemos lembrar da sua morte e ressurreição, isso sim..
“Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha” (1 Coríntios 11:26)
Comemorar o nascimento de Jesus uma vez por ano é tão hipócrita como ter um dia da consciência negra…
J.C.Cardoso
Depois que a própria Igreja Católica “inventou” o coelho da Páscoa (estranho a qualquer conceito original da data), por que o espanto do padre com a galinha de Natal?
Com relação ao Papai Noel, é figura estranha a qualquer ramo do Cristianismo. Está mais para um “duendão”. Não há correlação histórica alguma com o são Nicolau, apenas um “gancho” para vender a “ideia” no imaginário popular.
J.C.Cardoso
Em tempo: não sei quem “criou” o Natal em 25 de dezembro, mas fato é que não só os católicos o comemoram nessa data, mas também outros ramos do Cristianismo, como mesmo o Protestantismo tradicional.