Tweet |
O NYT, como se fosse 1 Snowden, tambem conta segredos da NSA
A Agência de Segurança Nacional norte-americana e o Pentágono conseguem acessar a informaçao armazenada em dezenas de milhares de computadores sem que estes estejam ligados à internet, através de um canal de radiofrequência.
Para isso, sao implantadas pequenas placas de circuito nos próprios computadores ou minúsculos transceptores (transmissores-receptores) em cabos USB. Quando um destes cabos modificados é ligado ao computador, os agentes da NSA conseguem acessar o seu conteúdo através de um canal de radiofrequência que pode ser captado num raio até 13 quilómetros.
Além de permitir alcançar a informaçao armazenada nos computadores sem acesso à internet, esta tecnologia permite também infectá-los com software malicioso, garante o NYT. De acordo com o jornal, as placas de circuito ou os transceptores sao colocados nos computadores até mesmo pelos proprios fabricantes (!) Segundo uma das fontes contactadas pelo jornal, que falou sob a condiçao de anonimato, em torno de 100 mil computadores no mundo estariam contaminados com esta tecnologia.
O programa que conduz esse projeto, gerido pela NSA e pelo Cibercomando dos EUA e denominado Quantum, tem como alvo principal o Exército da China, mas o NYT garante que é também usado para interceptar e sabotar programas e comunicaçoes das Forças Armadas da Rússia, no âmbito do combate ao tráfico de drogas no México e em organizaçoes de comércio na União Europeia. E sabe lá mais aonde :(
Para o especialista James Andrew Lewis, perito em cibersegurança do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, com sede em Washington, a novidade desta informaçso reside na sua “escala e sofisticaçso” – “Algumas destas capacidades já existiam há algum tempo, mas a combinaçao entre o conhecimento necessário para entrar nos sistemas para implantar software e o conhecimento necessário para fazer isso através de radiofrequência abriu aos EUA uma janela que nao existia antes”, disse ao jornal.
Questionado para a materia, porta voz ds NSA sugere que
“nao usamos as nossas capacidades para roubar segredos de empresas estrangeiras – nem fornecemos a informaçao que recolhemos – para empresas norte-americanas para aumentar a sua competitividade internacional”. Acredite se quiser.
No mês passado, um painel de peritos nomeados pela Casa Branca apresentou um relatório que recomenda o fim das operaçoes de ataques informáticos por parte dos EUA; orienta que os serviços secretos do país se foquem na defesa da sua segurança nacional. Entao o presidente Obama fez o discurso da 6a feira – se é que vc acompanhou.
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário