O Papa colaborou com a ditadura? Vaticano protesta e a midia disse meias verdades

A ideia de que o Papa colaborou com a ditadura argentina no final dos 70, principio dos 80, está difusa na sombra das meias verdades de tendencias diversas que formatam uma midia hoje pautada quase que exclusivamente por opiniao. O Vaticano rejeita neste momento a acusaçao de que Sua Santidade tenha apoiado os sequestros de criancas feitos para premiar miltares com filhos de ativistas politicos presos. Tambem recusa a denuncia de que tenha facilitado a prisao de padres à esquerda – entre outras. Só nao consegue negar suas opinioes constrangedoras e seu ativismo publico contra o casamento gay ou a adoçao de crianças por casais do mesmo sexo, motivos das rusgas com o casal Kirchner.

Por outro lado, o respeitado ativista argentino de direitos humanos Adolfo Pérez Esquivel, que recebeu em 1980 o Prêmio Nobel da Paz, garantiu que Bergoglio nao teve vínculos, quando bispo, com a ditadura militar de 1976 – “Questionam Bergoglio porque dizem que ele nao fez o necessário para tirar 2 sacerdotes da prisao, sendo ele o superior da congregaçao de jesuítas. Mas eu sei pessoalmente que muitos bispos pediam à junta militar a liberaçao dos presos e sacerdotes e nao eram atendidos”, disse à BBC.

O que Esquivel admite, em um comunicado publicado no seu site, que nem todos os jornais referem hoje – é que talvez tenha faltado ao novo papa “coragem para acompanhar a luta pelos direitos humanos nos momentos mais difíceis” – o que nao significa que ele tenha compactuado com a ditadura. Resume – “Espero que ele tenha agora a coragem para defender os direitos dos povos perante os poderosos, sem repetir os graves pecados e erros que cometeu a sua igreja”.

Tambem aqui, na escolha do Papa argentino, a midia nao informa com isençao. É certo que isso acabou – a isençao. Mas o fato é que a divulgacao de meias verdades, de lado a lado, nao colabora para esclarecer ou fundamentar opiniao. E, finalmente, ficamos com 2 Papas – o simpático aos ditadores do seu país e o religioso “voltado a defesa dos pobres cotra os poderosos”. Qual deles é o seu? ;)

publicidade

publicidade