Brasil tem o olho maior que a barriga – um dos países que mais desperdiça comida

Nao posso dizer que fui surpreendida, mas fiquei bastante impressionada com um caderno especial da Folha de Sao Paulo sobre o desperdício de alimentos no Brasil e no mundo. Mais uma vez temos ótima performance em rankings negativos. Segundo o estudo, somos um dos países que mais despreza alimentos no mundo: 1/3 de toda a produçao vai para o lixo. Uma perda que começa no campo e aumenta quando chega às cidades. Nos países pobres, a maior perda acontece na colheita, manuseio e transporte. Nos países mais ricos, que têm melhores sistemas agrícolas e logísticos, a maior perda é nas etapas finais, nos restaurantes e na casa das pessoas. No Brasil temos perda em todas as etapas.

Penso que um dos papéis das marcas da poderosa indústria de alimentos seria o de educaçao para o nao desperdício. Indústrias, varejos, restaurantes deveriam se unir e apoiar iniciativas que nos ajudassem a sair do Top 10 de países desperdiçadores. Já existem algumas interessantes, como o Reverse Delivery e a Comida Invisível. Mas o mais importante é pensar que todos temos responsabilidade nesse assunto e podemos mudar alguns hábitos que podem ter grandes impactos no todo.

Na minha família mineira e na família cearense do meu marido, o mais comum é uma avó, uma tia que mandam a gente encher o prato. Quando colocamos mais comida do que vamos dar conta, acabamos desperdiçando muito e diariamente. Nesse caso o melhor conselho é a frase popular que diz “esse menino tem o olho maior que a barriga!“. Melhor colocar pouca quantidade no prato, ter a sensaçao de que comeu tudo e, se ainda sobrar fome, repetir. Estou voltando a praticar esse mantra aqui em casa. Vamos ver se vai funcionar.

publicidade

publicidade