Onde é que vamos morar quando a populaçao do planeta passar dos 7 bilhoes?

O nosso planeta é bem menor do que a gente imagina. Em quase todas as palestras sobre branding, design e biomimética que fazemos para fóruns distintos – estudantes, profissionais, no Brasil ou lá fora – perguntamos qual é o diâmetro da Terra e oferecemos opçoes que vao de 13 mil a 500 mil quilômetros. Pouca gente acerta e, pior, quando descobre que é um pouco menos que 13 mil, se surpreende. O desafio de acolher tanta gente com acesso a água, energia, saneamento, bem estar é imenso.

Pesquisando tendências sobre moradia e mobilidade cheguei a alguns exemplos interessantes. Um deles refere as chamadas cidades inteligentes que, pelos dados da americana ABI Research, já sao 102 em todo o mundo e devem movimentar, até 2016, US$ 39 bilhoes. Segundo o estudo, para ser dado como inteligente, 1 empreendimento deve considerar 6 dimensoes – economia, meio ambiente, governança, estilo de vida, mobilidade e pessoas. No Brasil, a Cidade da Copa, no Recife, e novos projetos da bandeira Alphaville, em Sao Paulo, se aproximam do conceito.

Outros movimentos bacanas sao os de incentivo a uma vida mais simples, em espaços menores, como o anunciado pelo prefeito Michael Bloomberg , de Nova Iorque, que lançou 1 concurso de arquitetura para a criaçao de apartamentos mínimos na sua cidade. Além de consumir menos energia, sao uma inspiraçao para se viver com menos objetos. Quem quiser saber mais dicas para “editar a vida”, é só clicar nesse link ‘editar a vida‘ do blog do Discovery :)

publicidade

publicidade