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One-to-one para qualquer one – texto do Jayme Serva para pessoas únicas ;)
É preciso envolver o cliente! É preciso tratar o cliente como a pessoa única que ele é! A tecnologia nos permite que cada pessoa seja tratada de forma diferente da pessoa na mesa ao lado!
Faz pelo menos 20 anos que eu ouço esse discurso. Em boa parte desses anos, eu mesmo o apliquei. De fato, cheguei a conhecer bastante bem o que a tecnologia permite para “personalizar” uma peça de comunicaçao. Softwares sofisticados, associados a equipamentos de impressao que trocam o texto a cada exemplar que sai da boca da máquina. Depois da internet, entao, o grito de independência que nos libertou do papel permitiria personalizar minúcias da mensagem, suspiros one-to-one!
Mas a tecnologia, malvada que é, nao consegue fazer tudo sozinha. Daí, a mao humana faz a sua parte – e as nádegas humanas acabam ficando de fora.
Um amigo foi a uma loja chiquérrima de sapatos femininos e, depois de uma boa hora escolhendo, achou o par que encantaria sua amada esposa. Na hora de pagar, a mocinha pediu delicadamente que ele preenchesse uma ficha, o que ele fez em uma canetada. Uns meses depois, já no fim do ano, chega uma mala direta personalizada, feitinha sob medida para ele – “Gustava, amiga, você vai amar a coleçao X-Mas!”
Eu mesmo, embora tenha vivido minha primeira infância numa fazenda, nao sei bem a diferença entre uma ervilha torta e uma torta de ervilha. Pois semana sim, outra também, recebo emails de uma empresa que vende tratores, roçadeiras, arados. Outro dia me ofereceram uma colheitadeira que seria irresistível, se coubesse na samambaia do meu apartamento.
A fantástica tecnologia personalizadora descobriu que eu gosto de vinhos. Hoje, conferi meus emails e vi um que, já no subject, carimbava: “Oferta de ocasiao”. Premido pela originalidade da chamada, abri. Personalizado, é claro: “Seja bem-vindo, Firstname! Toda semana temos uma surpresa especial pra você!” Coincidência – o tal Firstname também gostava de malbec e de descontos de 10%.
Já com a dona do restaurante a meia quadra do escritório, é diferente. Quando ela vê que eu estou terminando o almoço, anuncia, sem que eu tenha dito nada: “Já mandei esquentar a torta de maçã pra você”. Isso sim é que é personalizaçao. Até perdoo ela já ter me chamado umas duas vezes de Jairo :)
Giuseppe
Só vai mudar, quando o consumidor tiver formas de reclamar judicialmente sobre estes erros e as bobagens vierem a publico com o respectivo nome da empresa, aí os profissionais de marketing vão ter mais cuidado nestas ações.
Afinal, estamos no Brasil, aqui o consumidor é “muito bonzinho”.