ONU pede que o direito de Snowden buscar asilo seja respeitado

Com Agencia Efe

A alta comissária de Direitos Humanos da ONU, Navi Pillay, afirmou nesta 6a feira que o ex-técnico da CIA, Edward Snowden, tem o direito de solicitar asilo e deveria ser protegido por ter revelado informaçao que atenta contra os direitos humanos. Disse – “O caso de Snowden mostra a necessidade de proteger as pessoas que revelam informaçao que tem implicaçoes no respeito aos direitos humanos, assim como a importância de assegurar o respeito pelo direito à privacidade”.

A alta comissária destacou que os Estados devem “assegurar” que as pessoas que revelem violaçoes contra os direitos humanos possam fazê-lo sem temer serem perseguidas posteriormente – “Os sistemas legais deveriam assegurar espaços adequados para os indivíduos que revelem violaçoes aos direitos humanos – para que expressem suas preocupaçoes sem medo de represálias”.

Apelou – “Faço uma chamada a todos os Estados para que respeitem o direito internacionalmente garantido de Snowden de buscar asilo”. Citou o ex-relator especial para a promoçao e proteçao dos direitos humanos, Martin Scheinin, que deixou claro que revelar informaçao secreta que é de interesse público é lícito.

publicidade

publicidade