Os 85 + ricos do mundo têm o mesmo patrimônio de metade da populaçao do planeta

Da BBC via Diario do Centro do Mundo

Um relatório da ONG britânica Oxfam divulgado ontem mostra que o patrimônio das 85 pessoas mais ricas do mundo equivale às posses de metade da populaçao mundial. Segundo o documento chamado Working for the Few (Trabalhando Para Poucos, em traduçao livre), as 85 pessoas mais ricas do mundo têm um patrimônio de USD 1,7 trilhao, o que equivale ao patrimônio de 3,5 bilhoes de pessoas, as mais pobres do mundo.

O relatório ainda afirma que a riqueza do 1% das pessoas mais ricas do mundo equivale a um total de US$ 110 trilhoes, 65 vezes a riqueza total da metade mais pobre da populaçao mundial. A Oxfam observou que, nos últimos 25 anos, a riqueza ficou cada vez mais concentrada nas maos de poucos – “Este fenômeno global levou a uma situaçao na qual 1% das famílias do mundo sao donas de quase metade (46%) da riqueza do planeta”, afirmou o documento.

“É chocante que no século 21 metade da populaçao do mundo – 3,5 bilhoes de pessoas – nao tenha mais do que tem a minúscula elite cujos integrantes poderiam caber confortavelmente em um ônibus de 2 andares”, afirmou Winnie Byanyima, diretora-executiva da Oxfam.

“Sem um esforço concentrado para enfrentar a desigualdade, a cascata de privilégios e de desvantagens vai continuar pelas geraçoes. Em breve vamos viver em um mundo onde a igualdade de oportunidades é apenas um sonho”, acrescentou.

O relatório da Oxfam diz que alguns países, especialmente na América Latina, estao conseguindo ir contra esta tendência, diminuindo a desigualdade na última década. A ONG destaca o caso brasileiro, destacando que o país teve “sucesso significativo na reduçao da desigualdade desde o início do novo século” – “Em parte devido ao crescente gasto público social, uma ênfase no gasto com saúde pública e educaçao, um programa de transferência de renda de larga escala que impõe condiçoes para o recebimento (Bolsa Família) e um aumento no salário mínimo que subiu mais de 50% em termos reais desde 2003″, afirma o relatório.

publicidade

publicidade