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Os briefings que os designers mais odeiam – veja os que entraram para a lista
O que o designer espera de um briefing? Que ele seja um documento organizado e detalhado explicando que direçao seu trabalho deve tomar. O que ele recebe, inúmeras vezes? Briefings que nao sao claros nem concisos e às vezes nem mesmo o que se pode chamar de um documento – podem vir em formas de rabisco em um guardanapo, por exemplo. A apresentaçao, no entanto, está longe de ser a pior parte. O Creative Market fez uma lista dos 15 briefings que os designers mais odeiam, reunindo “o melhor do pior”. Um deles é o “Briefing das ‘Declaraçoes Contraditórias’”, aquele do tipo “Você pode deixar o logo um pouco maior, mas dar a impressao de que está menor?”. Outro – o “Briefing do ‘Pagamento será feito quando o design for entregue’”, que estabelece que o cliente só pagará pelo serviço depois de pronto – se ele gostar do resultado. Outro que entrou para a lista foi o “Briefing ‘Você é o designer’”, que dá a falsa sensaçao de que é o designer quem está no comando, quando na verdade o cliente já sabe exatamente o que quer, e vai deixar isso bem claro exigindo alteraçoes infinitas, se for preciso. E que tal o “Briefing do ‘Novo começo com experiência’”? Esse se refere àquele caso em que o cliente quer um novo logo mantendo parte do antigo ou quer começar algo novo mas manter as mesmas cores. Veja todos aqui, enquanto fica imaginando se o briefing perfeito existe. ;-)
Beto Lima
Isso só ocorre com amadores, basta fazer um bom contrato amarrando bem que isso não acontece. Contrato pay-per-view..ou seja, tem que pagar para ver :)