Tweet |
Os leitores do New York Times nao estao mais lá | Veja o inacreditável relatorio da situaçao
Vazado pelo Buzz Feed, relatorio interno elaborado pelo NYT nao oferece uma visao de futuro animadora para os impressos que ainda patinam no digital em todo o mundo.
O relatório identifica várias áreas em que o proprio Times deveria modernizar sua visao de mundo. A “competiçao” seria uma. Nos últimos anos, o velho jornalao tem concentrado o seu fogo em Rupert Murdoch – que levou o WSJ para Nova Iorque para disputar uma guerra quarteirao a quarteirao com o rival. Mas só que agora o Times tem os jovens nos calcanhares. Numa incômoda disputa adicional tem que lidar com uma frente multipla – o BuzzFeed, o Huffington Post, o Business Insider, Quartz, todos digitalmente “nativos”.
O relatorio observa que às vezes até mesmo os comentarios digitais sobre as materias do jornalao tem ganho mais audiência que os proprios textos originais (!) E tambem inclui uma observaçao aguda – Acredita que os editores terao que começar a resistir à força gravitacional da ediçao impressa – “Eles passam horas todos os dias a discutir o que colocar na 1a página do jornal, com muito menos discussao sobre a distribuiçao digital”. E anota que quase 60% das pessoas hoje lêem materias em smartphones e tablets – e muitas vezes recebem esse conteudo via Twitter, Facebook, motores de busca e apps. Isso significa que cada vez menos encontram o pacote completo de leitura que os editores se deram ao traalho de reunir… Finalmente, esgrima 1 numero radical – O tráfego para home-page do Times caiu pela metade desde o pico em 2011 (!)
ramiro
Olá Júlio
“comentários digitais sobre as matérias têm ganho mais audiência que os próprios textos originais”. Muito interessante. Há um estudo feito no Brasil de outubro 2011, exatamente sobre o assunto. Dê uma olhada: http://que-midia-e-essa.blogspot.com.br/2011/10/o-valor-economico-de-comentarios-em.html
abraços
@ramirogoncalez