Os profissionais de marketing saem na frente. Por enquanto. | texto do Marcelo Coutinho

[Marcelo Coutinho em Indianápolis, exclusivo para o Blue Bus]

Como preparar adequadamente profissionais que hoje sao focados em análise para um mundo em que a maioria das informaçoes serao processadas por máquinas e softwares? Este é um dos temas em discussao na conferência de educaçao executiva da Associaçao Americana das Escolas de Negócios, que começa hoje em Indianápolis, nos EUA (a GV de Sao Paulo é a única escola brasileira presente).

A explosao de dados e de softwares capazes de analisar e combinar interaçoes digitais vai transformar as informaçoes sobre consumidores e mercados em uma commoditie, mais ou menos como aconteceu com o conteúdo jornalístico (um bom exemplo é a Automated Insights, que criou programas capazes de escrever releases e análises sobre os resultados financeiros das empresas listadas em bolsa e agora está expandido para outros setores como esportes, eleiçoes, etc).

A escassez nao será mais de análise, mas de capacidade de contexto: como situar os resultados das açoes de marketing, vendas, RH e finanças diante do que estao fazendo os concorrentes e, principalmente, como criar a diferença em relaçao ao resto do mercado? Esta talvez seja a competência mais importante que os profissionais de todas as áreas terao que desenvolver no futuro. Neste aspecto, os profissionais de marketing antenados com as transformaçoes tecnológicas dos últimos anos saem na frente. Por enquanto…

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