Os teens nas redes sociais | o livro de Danah Boyd | resenha do Marcelo Coutinho

Exclusivo para o Blue Bus

Esqueça a idéia que os “nativos digitais” tem absoluto dominio sobre as redes sociais online e das consequencias do seu uso. Esta é uma das principais conclusoes do livro It’s complicated: the social lives of networked teens, de Danah Boyd, lançado nos EUA na semana passada (U$ 11,99 via Kindle, ou de graça, em PDF). A pesquisadora americana passou os ultimos 6 anos imersa no mundo das redes sociais mais utilizadas pelos teenagers americanos.

O principal fator para o uso intensivo destas redes nao é a vontade de “se esconder” dos adultos, mas sim o desejo de aceitaçao social (dos teens de “ontem” e de hoje), que depende da capacidade que eles possuem de se socializar em um espaço visto pelos outros adolescentes como “cool”. Assim, as redes sociais funcionam muito mais como um “público conectado”, no qual se desenrolam as histórias e dramas que sempre marcaram esta fase de transiçao (inclusive o tao discutido fenômeno do bullying) – “Os públicos conectados formados através da tecnologia possuem a mesma funçao que os públicos nos shopping centers ou parques tiveram para as geraçoes anteriores de adolescentes” (traduçao minha).

Do ponto de vista do marketing, se os resultados apontados por Boyd se aplicam também para os adolescentes de outros paises (e minha impresssao é que entre os adolescentes brasileiros com acesso a web o fenômeno é ainda mais agudo), mais importante que tratar esse segmento como “audiência”, é posicionar a marca para fornecer elementos que reforcem sua busca pela construçao de identidades. A medida do sucesso nestas redes precisa ir além do “like”, apostando no compartilhamento, algo que envia um sinal mais forte para os “públicos conectados” de cada individuo.

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