Padre Beto, que nao era mais padre por opçao, foi finalmente excomungado

Foto Luly Zonta/Agência Bom Dia

A Igreja Catolica está acabando – por nao entender que precisa se atualizar. Sua extraordinaria decisao de hoje foi excomungar o padre de Bauru, que nem era mais padre, havia se afastado de suas atividades religiosas neste final de semana após contestadas declaraçoes de apoio aos homossexuais. A decisao da excomunhao foi divulgada pela Diocese da cidade num comunicado publicado em seu site leia integra aqui. O texto é assinado pelo Conselho Presbiteral Diocesano.

Conhecido por contestar os princípios morais conservadores de parte da Igreja Católica, Roberto Francisco Daniel, 48, o padre Beto, realizou suas últimas missas neste domingo (ontem), em duas igrejas que ficaram lotadas de fiéis em clima de comoçao.

Ele havia recebido prazo do bispo de Bauru, Caetano Ferrari, 70, para se retratar e “confessar o erro” cometido em declaraçoes divulgadas na internet nas quais afirma que existe a possibilidade de amor entre pessoas do mesmo sexo, inclusive por parte de bissexuais que mantêm casamento heterossexual. Padre Beto, que tambem é historiador e jornalista, está aliviado – “Se refletir é um pecado, sempre fui e sempre serei um pecador”, responde – “Quem disse que um dogma nao pode ser discutido? Nao consigo ser padre numa instituiçao que no momento nao respeita a liberdade de expressao e reflexao”.

publicidade

publicidade