Crise da midia está no formal ou no conteudo? – painel do Blue Bus no youPix Rio

foto – O Açao Cidadania com o youPix Rio do ano passado – o prédio foi construído em 1871 por André Rebouças para ser o 1o Armazém da Regiao Portuária do Rio de Janeiro

A crise nao vem só da decadência do jornalismo impresso (e do crescimento da web sobre ele, porque é mais ágil), nao vem só da crediblidade perdida pelos grandes jornais e TVs por estarem sufocados por interesses – o que está por trás dessa crise da midia pode ser tambem o formato envelhecido. Que tal verificar se foi culpa do Twitter – quando abriu a 1a janela ao estimular a veiculaçao da informaçao em 140 caracteres? Ou se o jornalismo ninja, sem ediçoes ou limites, seria mesmo uma soluçao para esse desgaste, 1 caminho de saída – ou apenas 1 mero desabafo?

A permanente presença do Twitter na frente dos jornais ou das TVs na hora dos ‘furos’ é uma confirmaçao da sua competencia como ‘meio’ ou… de que o distinto publico leitor mudou mesmo – de lugar, de disposiçao, de disponibilidade, de necessidade?

Por outro lado, chamou minha atençao na entrevista de audio dada pelo ninja Bruno Torturra ao Blue Bus em julho – qdo ele foi instado a relacionar as diferenças do jornalismo ninja para o jornalismo tradicional, alem do abandono da ediçao. A 1a palavra que lembrou foi ‘honestidade’ – e ele nao estava falando de viés nem de opiniao. Referia mesmo a honestidade ética ao transmitir a informaçao, notando a existência de 1 ativismo inescrupuloso – …entao nao é só o formal?

Enfim, a ideia é colocar tudo isso em discussao no sabado, 19 de outubro, as 17:00, no Açao Cidadania, 1 belissimo galpao na zona portuária do Rio de Janeiro (foto acima) na 2a versao da ediçao carioca do youPix. Mediados por Julio Hungria (fundador do Blue Bus) – discutem Carlos Moreira Jr (Media Partner do Twitter Brasil), Risoletta Miranda (jornalista e diretora executiva da FSB PR Digital) Nelson de Sá (articulista da Folha de SP e autor do blog Toda Mídia) e Marcelo Coutinho, da inteligência do Terra, colunista no Blue Bus, pesquisador do impacto da digitalizaçao na economia e na sociedade.

Perdeu o ultimo debate do Blue Bus – na Social Media Week? – Assista aqui na íntegra video

publicidade

publicidade