Tweet |
#PanamaPapers explicados de maneira didática – até uma criança de 5 anos entende
Está complicado entender a história dos #PanamaPapers, o vazamento massivo de documentos que revela uma rede global de corrupçao e evasao fiscal? O Vox dá uma maozinha, explicando tudo de maneira didática e ilustrada. Depois de encontrar, no Reddit, um texto que usava cofrinhos para falar sobre o escândalo, a publicaçao achou que era a analogia perfeita para criar ilustraçoes explicativas. Veja se assim nao fica fácil até para uma criança entender. O conteúdo abaixo é criaçao do Vox – o Blue Bus apenas traduziu o texto do inglês para o português.
Digamos que você guarde suas moedas em um cofrinho que está no seu armário.
Mas sua mãe fica checando para saber quanto você colocou e quanto retirou.
Você nao gosta disso.
Entao você consegue um cofrinho extra…
…e o leva para a casa do Joazinho.
A mãe do Joazinho é ocupada. Ela nao checa cofrinhos. Entao você pode secretamente manter o seu porquinho lá sem que ninguém fique checando.
As crianças da vizinhança também acham que essa é uma boa ideia.
Entao elas também colocam seus cofrinhos no armário do Joazinho.
Mas um dia, a mãe do Joazinho descobre os cofrinhos.
Ela fica furiosa e liga para os pais de todas as crianças para avisar que elas estao escondendo dinheiro.
Basicamente esse é o vazamento dos papéis do Panamá – e muitas pessoas importantes e poderosas esconderam seus cofrinhos na casa do Joazinho no Panamá.
Nem todo mundo estava fazendo algo errado, no entanto. Por exemplo, você só queria privacidade da sua mãe. Mas seu vizinho Miguel estava roubando dinheiro da bolsa da mãe dele e escondendo esse dinheiro no armário do Joaozinho. E Jacó estava roubando o dinheiro do almoço de outras pessoas e nao queria que seus pais perguntassem de onde aquilo estava vindo.
Em breve saberemos quem estava fazendo isso por motivos errados e quem nao estava.
Mas todos que esconderam seu cofrinho na casa do Joazinho ainda estao em apuros, porque cofrinhos secretos sao proibidos.
Agora os jornalistas estao vasculhando os registros para entender melhor o tipo de atividade que estava acontecendo na casa de Joazinho no Panamá – se era legal, adequado ou se era uma contravençao.
Caetano Greco Junior
Se o amigo do Joãozinho for do PSDB pode ficar tranquilo.
Joel Prates
Seja os amigos do Joãozinho PT, PSDB, PV, PQP ou FDP, todos deveram estar com o brioco na mão, porque ele vão ter que prestar contas aos órgãos responsáveis e a receita federal, várias pessoas de diversos partidos já estão sendo investigados na operação Lava Jato e agora com esses documentos do escritório de advocacia panamenho Mossak Fonseca a casa do Joãozinho Caiu para todo mundo #PanamaPapers #queajustiçasejafeita
Ricardo
Não é bem assim. Tucanos são intocáveis. Para os políticos do PSDB a lava jato diz: “isso não vem ao caso”.
Cai na real
Diferente dos ptistas que se preocupam em defender seu partido. A maioria da população quer justiça independente do partido afetado.
M. Kr.
É uma pena que a Rede Globo, Veja, Isto É, Uol, Folha, RBS e as grandes mídias não querem isso que você está falando.
Elas querem somente um governo de direita que lhes dê o monopólio da mídia e exclusividade nas propagandas e publicações governamentais.
Justiça independente de partido não está ofertado no mercado! O que estas mídias tem para oferecer é somente “Justiça ou Injustiça, investigação e perseguição contra a Esquerda”. PSDB, DEM, PPS e qualquer partido de direita, Não vem ao caso!
Não Te Contaram?
Engraçado, essa “maioria” da população não fez manifestações repudiando o roubo da merenda em SP, as fraudes no DETRAN PR, o sustento de amantes com dinheiro de empresa beneficiada em licitação de free shops, a manutenção de contas na Suiça por Eduardo Cunha para esconder dinheiro desviado da Petrobrás, a sonegação fiscal cometida por grandes empresas pegas na Operação Zelotes (ah, para ser justo, nesse caso, clamaram por justiça quando a PF deu um jeito de transformar a operação em investigação da empresa do filho do Lula), aeroporto construído ou reformado com dinheiro público, em propriedade privada, caracterizando “privatizado” sem processo licitatório, helicóptero carregado de cocaína sem dono, jato de campanha que caí e fica sem dono….Como se vê, a lista é grande e ficaria chato ficar citando todos os casos, pois são conhecidos por essa “maioria” que combate a corrupção e quer justiça, muito embora convenientemente esquecidos em suas manifestações de rua ou nas redes sociais. O que não quer dizer que as que são “lembradas” não devam ser investigadas e punidas.
luca
a maioria? Coseguiste contar?Voce quer dizer dos 54,5milhões de votos a favor da Dilma?
luc@
Já há informação mais do que suficiente para sabermos quem é quem. Já que PSDBostas podem roubar sem serem incomodados, por que então os PeTralhas também não podem? Eis a lógica mais imbecil de todos os tempos. Vocês são todos cúmplices; meros prostitutos de consciência. Sabe o que reflete o espelho quando vocês se veem? Um monte de bosta! A casa caiu.
Hotto Leão
Um grande sábio uma vez disse daí a César o que é de César e a Deus o que elétrica de Deus. Um dia a justiça será feita e cada centavos tirado de quem não lhes pertencem será cobrados…
gledson oliveira
A galera aí que insiste em associar toda e qualquer suspeita de corrupção ao PT antes mesmo de ler a matéria. Vocês conseguiram ler o nome de alguém do PT entre os 200? Ah! não deu tempo de passar no Jornal Nacional né? E o seu juizinho não deMOROu e logo mandou guardar né? E vocês não entram em sites que estão fora do eixo global pra não sujar a time line né? Tá bom… Tô esperando aqui tá? :)
Luciana Lima
Se o amiguinho é do PSDB.DEM,PMDB,PPS é legal se é do PT é ilegal
Tulipa Mag
Resta saber se os jornalistas e respectivos patrões serão imparciais e divulgarão todos os fatos…
Já temos muitas falcatruas engavetadas por aqui!
Manoel Silva
Essa explicação não está correta. O motivo real de abrir uma offshore é a evasão fiscal (no caso de dinheiro legal) ou lavagem de dinheiro no caso de dinheiro ganho ilegalmente. Ou seja, em ambos os casos, é eticamente condenável.