Tweet |
Pao e criatividade – o segredo está na massa
O que existe em comum entre um pao e uma agência de publicidade? A resposta está no texto quentinho, acabado de sair do forno, do CEO/CCO da FCB, Edson Athayde, publicado no Facebook no café da manhã deste dia de verao lisboeta. Bom dia!
Foi na primeira semana de Setembro de 2014.
Depois de mais de dez anos, eu regressava à FCB Lisboa.
Foi há quatro anos mas parece que foi há séculos.
Sem exageros.
O país estava triste. Muito triste.
Como no passado distante, os portugueses olhavam para o além-mar como a porta de saída possível para uma crise longa e profunda.
No caminho inverso, e contra o senso comum, aceitei o convite para voltar a um lugar onde havia sido feliz. A missao: fazer com que este segundo momento à frente da FCB Lisboa nao fosse como uma daquelas sequelas mal feitas de Hollywood.
Nao foi. Nao está a ser.
Graças ao trabalho duro da nossa gente, a FCB Lisboa voltou a ser aquilo que sempre foi: uma referência.
Referência no que toca à qualidade do seu trabalho criativo mas também de profissionalismo.
A nossa gente, a nossa equipa, é formada por uma amálgama de pessoas de vários tipos, idades, origens mas que comungam das mesmas verdades da vida: nada acontece por acaso; só o trabalho resolve; nao estamos aqui para sermos mais uns, estamos aqui para estar entre os melhores (sem nunca esquecer que um pouco de humildade e de água benta nunca fizeram mal a ninguém).
Nestes quatro anos a FCB Lisboa cresceu, mudou de endereço, ganhou centenas de prémios nacionais e internacionais, foi eleita agência do ano várias vezes, mas nao perdeu o rumo, nem a certeza de que valemos apenas o que vale o nosso último trabalho.
E por falar em trabalho, aprendemos a trabalhar intensamente, porém adaptados aos dias de hoje.
Nada de virar noites, de passar fins-de-semana inteiros longe da família.
Somos produtivos (e muito) mas paramos regularmente o nosso expediente para estudar, para aprender.
Já realizámos dezenas de sessoes da nossa Storytelling Academy. Semanalmente, reunimo-nos durante meia-hora para vermos uma qualquer coisa inteligente, interessante, que nos faça pensar. Chamamos a essas sessoes de “30 Minutos de Bom Senso”. E bom senso nunca é demais.
Às Sextas podemos sair mais cedo. Às Quartas temos fruta fresca para todos. Nas tardes dos nossos aniversários nao precisamos de trabalhar.
E, a nossa mais recente conquista, desde o mês passado, todas as Segundas eu passo pelas sete da manhã por uma padaria e trago paes frescos para que as nossas pessoas possam tomar o pequeno-almoço juntas. Alguns trazem geleias ou queijos para acompanhar. Alguns só tomam café com leite e contam como foi o fim-de-semana.
Precisa de mais?
A vida pode ser simples. Corrijo: a vida deve ser simples.
Este texto é para esclarecer que uma grande agência de publicidade pode ser também uma empresa com dimensao humana. Ah, e também para agradecer.
A todos os colaboradores da FCB Lisboa, sem excepçao (incluindo aqueles que por cá passaram nestes anos mas que seguiram outros caminhos). Obrigado.
E também obrigado aos nossos clientes, verdadeiros patronos das nossas ideias, responsáveis máximos pela nossa existência.
Às empresas parceiras, a gratidao também é imensa.
Ninguém faz nada sozinho.
Sejam locutores, actores, produtores, fotógrafos, realizadores, técnicos de áudio, imagem, web… Foram centenas os profissionais de várias partes do globo que de alguma maneira nos ajudaram a chegar até aqui.
Somos agora uma agência 100% portuguesa, que é como quem diz, 100% com a cabeça no mundo.
Nada nos segurou, nem vai segurar-nos.
Nao temos medo de nada. Mas temos boas ideias e temos paes frescos.
Quer vir experimentar?
Ou como diria o meu Tio Olavo: “Cuidado com o medo. Ele adora roubar sonhos”.
Use o Formulário Abaixo Para Deixar um Comentário