Pesquisa | Consumidores confiam + na publicidade hoje do que há 6 anos

Muita gente faz de tudo para escapar da propaganda, seja usando um DVR ou instalando softwares que bloqueiam banners na internet. Isso significa que as pessoas nao confiam mais na publicidade, certo? Nao necessariamente. Segundo a pesquisa Global Trust in Advertising & Brand Messages, da Nielsen, o número de consumidores que confia na publicidade cresceu de 2007 pra cá. Há 6 anos, 56% disseram que confiavam “completamente” ou “de certa forma” nos comerciais da TV. Em 2013 foram 62%. A confiança nos comerciais exibidos antes dos filmes no cinema, por exemplo, aumentou 18%. O único formato a perder credibilidade foi o anúncio nos jornais – caiu de 63% em 2007 para 61% este ano.

Na América Latina, o ‘boca a boca’ ainda é a forma de publicidade considerada a mais confiável por 87% dos pesquisados. Em seguida vem os conteúdos editoriais, com 77%. A pesquisa revelou ainda que os latino-americanos sao os que mais confiam em 13 dos 19 formatos estudados. A regiao também é a que tem a porcentagem mais alta de respondentes dispostos a agir em resposta à publicidade. Quando questionadas sobre o tipo de mensagem com o qual mais se identificam, 47% escolheram as propagandas engraçadas e 46%, as que imitam situaçoes da vida real. Família, saúde e valores também aparecem em destaque. Sexo e celebridades estao no fim da lista. A pesquisa contou com a participaçao de 29,000 pessoas de 58 países entre fevereiro e março deste ano. Veja alguns gráficos abaixo e faça o download aqui. Via Consumerist.

global-trust-in-advertising-nielsen1

global-trust-in-advertising-nielsen2

publicidade

publicidade