Pesquisa McCann feita em 11 países revela verdade sobre o ato de comprar

O novo estudo ‘Truth About Shopping’, da McCann, analisou atitudes e comportamentos globais dos consumidores em relaçao às diversas dimensoes do ato de comprar – incluindo a compra online, via celular e em lojas físicas –, suas visoes sobre dados e privacidade e suas preferências sobre o ambiente e a experiência de compra. Conduzido pela McCann Truth Central, a divisao de consumer intelligence do McCann Worldgroup, o estudo é baseado em entrevistas com mais de 10 mil pessoas em 11 países (África do Sul, Brasil, Chile, China, Emirados Árabes Unidos, Espanha, EUA, França, Índia, Inglaterra e México) e complementado por pesquisas qualitativas nesses e em outros mercados. No Brasil foram entrevistadas mil pessoas. Mesmo com as grandes mudanças observadas no comportamento do consumidor, o estudo revela que certos traços nao mudaram com o passar do tempo. A despeito do crescente comércio online, por exemplo, o comércio tradicional ainda tem grande espaço na preferência das pessoas e, por consequência, nas vendas. Ao ouvir a palavra ‘comprar’, 80% dos respondentes (82% no Brasil) disseram estar mais propensos a pensar em compras em lojas físicas do que online.

Para Laura Simpson, diretora global da McCann Truth Central, “o desafio atual no varejo é: como manter a arte do ato de comprar viva na era do algoritmo?” – “Acreditamos que é essencial focar na arte da venda para encontrar um equilíbrio em face da ciência da compra”. Entre os indícios da necessidade desse equilíbrio está o fato de que, para 52% dos respondentes, comprar hoje em dia se tornou algo muito impessoal – 57% receiam que o uso excessivo dos algoritmos restrinja sua capacidade de descobrir coisas novas, caso as empresas sempre mostrem a elas exatamente aquilo que elas estao procurando. Ao mesmo tempo, esse receio pode ser uma grande oportunidade para os varejistas, já que 66% dizem buscar ser inspirados enquanto estao comprando, esperando um toque pessoal e personalizado – “O uso inteligente das informaçoes sobre os consumidores nao tem de ser previsível. As marcas inteligentes estao dominando a prática da surpresa”, avalia Simpson.

Confira também os infográficos que fazem parte da pesquisa:
Pesquisa McCann | Para consumidor, loja ideal mistura valores do online e do offline
Pesquisa McCann | Consumidor br é do tipo ‘lutador’ – procura sempre o melhor negócio
Pesquisa McCann | Tecnologia é bem-vinda, desde que de forma sutil e intuitiva

publicidade

publicidade