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Pesquisa da Nielsen comprova que Twitter impacta a audiência da TV
Tuites sobre programas da TV impulsionam a audiência. E onde está a novidade? – você pode perguntar. Como aponta a CNBC, o Twitter já vem dizendo isso há anos, mas nao tinha provas suficientes. Agora, uma pesquisa da Nielsen traz estatísticas que sustentam essa teoria. Analisando 221 episódios de programas diferentes exibidos nos EUA, descobriu-se que a audiência e os tuites se influenciam mutuamente, numa estrada de mao dupla. O aumento na audiência muitas vezes produz mais tuites – foi assim em 48% dos episódios estudados. Já do outro lado, um aumento no número de tuites fez subir a audiência em 29% dos episódios em análise. “Nós vimos uma influência causal estatisticamente significativa indicando que um pico de audiência na TV pode aumentar o volume de tuites e, de forma recíproca, um pico de tuites pode aumentar a audiência”, disse Paul Donato, chief research officer da Nielsen. A pesquisa vem pouco antes de Twitter e Nielsen lançarem o ‘Nielsen Twitter TV Ratings’, que deve estar disponível nos próximos meses – o sistema vai medir a audiência da atividade social da TV no Twitter, incluindo as pessoas que tuitam e aquelas que viram os tuites. Leia mais no Ad Age.
bruna demaison
A audiência influencia o número de tuítes da mesma forma que influencia o número de conversas na mesa de bar, pontos de onibus e demais interações pessoais “à moda antiga”, desde sempre. Se os tuites geram audiência para um programa com baixo alcance é o que o Twitter adoraria provar, o quanto de investimento os canais de TV não fariam por isso? Mas ainda não existe nenhum registro desse fato. Quantos pontos de audiencia esses 29% de episódios já tinham quando a métrica usada apontou um ganho através do Twitter? Provavelmente muitos, independente da rede social.