Pesquisa | Nos EUA, publicidade aparece em último lugar na lista da integridade

A notícia nao é nada boa. Uma pesquisa da Ipsos OTX encomendada pela 4A’s (American Association of Advertising Agencies) chamada ‘Sex, Lies & News’ (Sexo, Mentiras & Notícias) mostra que apenas 4% dos consumidores acham que a indústria da publicidade e do marketing se comporta de forma íntegra. Quase metade dos entrevistados também nao acredita em nenhuma fonte de notícia. A pesquisa analisou a atitude dos norte-americanos em relaçao à publicidade, o quanto eles confiam na mídia e também suas atitudes em relaçao ao uso do sexo na publicidade. O descrédito da publicidade é tanto que ela aparece em último lugar na lista da integridade, perdendo até para as instituiçoes financeiras, o governo federal, as empresas de tecnologia e o Congresso dos EUA – veja o 1º gráfico mais abaixo. E quanto à definiçao de integridade para os fins dessa pesquisa, entenda-se a capacidade de manter suas promessas. Quando perguntados sobre quem, afinal, age com integridade, adivinha? 74% responderam “eu mesmo”. ;-)

Os entrevistados disseram ainda que quando sexo gratuito é utilizado na publicidade eles questionam a qualidade do produto e as habilidades criativas do anunciante. Para Alison Fahey, CMO da 4A’s, essa descoberta pode na verdade ser bastante útil para os anunciantes – “Nem todos os anunciantes ou agências tratam os consumidores como se eles tivessem conhecimento do processo publicitário, mas os consumidores sao mais espertos do que se pensa”. Já no que diz respeito à mídia, dos 52% que ainda acreditam em alguma fonte de notícia, cerca de 1/3 afirma confiar em algum jornalista experiente ou fonte estabelecida. Convidados a citar fontes de notícias confiáveis, a maioria mencionou canais de TV – como Fox News (em 1º lugar com 11% das respostas), seguida de CNN, ABC, CBS e NBC. Leia a matéria na íntegra no Advertising Age.

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