Pesquisa sobre a explosao de infos de prods e servs nas redes | Marcelo Coutinho

A explosao de informaçoes sobre produtos e serviços nas redes sociais e nos sites de resenha nao se traduz em um aumento de insights e exploraçao de oportunidades por parte dos profissionais de marketing. Esta é uma das principais conclusoes da pesquisa ‘Data-Rich and Insight-Poor‘, realizada com mais de 700 profissionais de marketing nos EUA no final do ano passado. Entre os profissionais consultados, os meios digitais aparecem como a principal fonte de informaçoes sobre os consumidores. Os sistemas de web analytics foram mencionados por 49% dos entrevistados, seguida por dados de campanhas de email (19%) e interaçoes na mídia social (12%).

Mas o principal destaque da pesquisa é que a correta implementaçao de softwares de mensuraçao e análise é apenas o ponto inicial de uma longa jornada. Analisar e aplicar estes dados de uma maneira que faça sentido para a estratégia de negócio é o principal desafio para 45% dos gestores. E ai fica patente a necessidade de contar com analistas/estrategistas de dados, funçao com a maior demanda de contrataçao para 2013 (20%) entre os executivos consultados.

Estes números sao coerentes com a conclusao do artigo ‘Why IT fumbles analytics’ publicado recentemente na Harvard Business Review (janeiro/2013, veja uma prévia aqui), mostrando que somente a implantaçao de uma estrutura tecnológica nao é suficiente para fazer uma empresa aproveitar as vantagens do chamado ‘Big Data’. O crucial é entender como as pessoas dentro de uma organizaçao criam e usam a informaçao gerada pelas milhares de interaçoes digitais e como elas sao combinadas com outras fontes (pesquisas tradicionais, dados de vendas, etc) para gerar vantagens competitivas. Uma tarefa mais com cara de profissionais de finanças, RH e comunicaçao do que de software.

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