Tweet |
Phd ingles diz q Copa br está + bem organizada q Olimpiadas de Londres (da Exame)
Da revista Exame, da Abril – “Já virou moda dizer que a Copa do Mundo 2014 nao se revelou nem de perto o caos prometido nos preparativos. Jornais como The New York Times, Le Monde e The Guardian já mencionaram esta reversao de expectativas. Mas um PhD pela Universidade de Cambridge e professor de uma escola de negócios francesa (ESSCA), Dàvid Ranc, foi além e disse que a organizaçao deste mundial é até mesmo melhor que a da reputada Olimpíadas 2012, realizada em Londres”.
Em um post publicado no blog do FREE – um grupo de acadêmicos europeus que estudam futebol e sua interaçao com a sociedade – Ranc afirma que há um abismo entre a percepçao e a realidade quando se trata de competiçoes organizados em países no norte ou sul do planeta – “Sempre que 1 evento é organizado em um país do Sul, o discurso e a memória sao de potenciais fiascos, que normalmente nao se materializaram. Sempre que 1 evento é organizado em 1 país do Norte, o discurso e a memória sao de sucessos, mesmo quando houve fiascos de verdade”, escreveu.
Para ilustrar seu ponto de vista, o pesquisador relembra alguns dos problemas ocorridos em Londres:
“Muitas das arenas estavam praticamente vazias e foram preenchidas com homens do exército; As Forças Armadas tiveram que intervir depois que a empresa contratada para cuidar da segurança, G4S, nao conseguiu dar conta do recado nem recrutar mao de obra suficiente, etc”
O ponto, para Ranc, nao é “criticar uma olimpíada relativamente bem organizada”, mas afirmar que há uma visao distorcida no discurso da mídia do norte/ocidente em relaçao ao sul/oriente.
MT,
Como brasileiro, fico feliz em saber dessa notícia, espero que continue até o final do evento, com essa boa organização, para o bem de todos e provar que com dedicação, planejamento e competência se consegue muita coisa, apesar das dificuldades.
Marly
Folgo em saber que, nossas impressões pessimistas que tínhamos antes do início da Copa do Mundo não se concretizaram, Graças a Deus! e aos esforços de muitos!
Pericles
Não é bem assim. Realmente em termos de jogos, organização nos dias de jogos, apoio de população na realização dos jogos, a recepção aos estrangeiros. A copa já pode ser considerada um sucesso, no entanto, o superfaturamento das arenas, a entrega de última hora das arenas e dos aeroportos, a não entrega de diversas obras para população, a falsa promessa de baixo investimento público na Copa e outras coisas mais. A copa pode ser considerada um tremendo fracrsso. Isso depende do ponto de vista.