Por que a Apple nao conserta essa falha grave no design do iPhone?

Matéria de hoje do Co.Design fala de um problema que usuários do iPhone conhecem bem. Uma falha que, às vésperas do lançamento do iPhone 7, aparentemente nao será consertada – “o iPhone continuará tendo uma tela de vidro que vai quebrar se você deixá-lo cair. E, mais cedo ou mais tarde, milhoes de nós vao deixá-lo cair”, diz o editor Mark Wilson. Falando sobre a fragilidade da tela do smartphone, Wilson diz que a Apple priorizou a estética sobre a experiência do usuário, e que milhoes de usuários do iPhone sofrem com essa decisao. Segundo o SquareTrade, 25% dos usuários de iPhone nos EUA já tiveram sua tela quebrada em algum momento, e 15% usam um celular com a tela quebrada todos os dias. Em 2014, os norte-americanos gastaram USD 23,5 bilhoes consertando smartphones quebrados – e boa parte desse valor foi para consertar as telas de iPhones, que custam para a Apple cerca de USD 40, mas, para o usuário sem AppleCare, de USD 110 a USD 130. “A Apple tem um relacionamento obsessivo com o design industrial, mas mais do que isso, um fetiche pelo fino”, diz Mark, lembrando que a tela de vidro do iPhone permite que o celular seja mais fino e a imagem, mais brilhante. Para tornar o próximo iPhone ‘inquebrável’, a Apple precisaria tornar o aparelho mais grosso – além do mais, a empresa fez do vidro uma “declaraçao quase artística”.

Em sua busca pela beleza, a Apple está defendendo o marketing e ignorando a experiência a longo prazo que os consumidores têm com o iPhone. A Apple está intencionalmente ignorando o fato de que 25% de seus iPhones quebram exatamente do mesmo jeito – entao dezenas de milhoes de seus clientes sao obrigados a enxergar através de telas quebradas ou fazer uma visita à assistência técnica. Isso custa dinheiro para as pessoas. Custa tempo para as pessoas. E custa para a Apple… ah, verdade, nao custa nada para a Apple”, diz Wilson. Para ele, colocar tanto esforço em trivialidades como os ‘home buttons’ enquanto o iPhone precisa de plástico bolha para ficar seguro é uma péssima forma de desenvolver produtos. Sugere ainda que talvez os usuários nao reclamaram o suficiente, em alto e bom som, sobre suas telas quebradas – e que a Apple deveria resolver os velhos problemas do iPhone antes de tentar vender novos… Leia na íntegra aqui.

publicidade

publicidade