Por que o novo iPhone corre o risco de se tornar a ‘New Coke’ de 1985 – do Ad Age

A decisao da Apple de retirar do iPhone 7 a tradicional entrada para fones de ouvido desagradou muita gente. No novo aparelho, o fone será conectado na mesma entrada usada para recarregar o smartphone. Livrando-se da entrada antiga, uma tecnologia de mais de 50 anos, a Apple consegue fazer um smartphone mais fino, ter espaço para uma bateria maior e ainda mais facilidade para tornar o aparelho à prova d’água. Mas para quem se importa mais com a praticidade do que com a estética do celular, a iniciativa da Apple poe fim a uma possibilidade muito valiosa – a de ter opçao. O Ad Age lembra de quando a Coca-Cola trocou sua fórmula original pela ‘New Coke’. Na época, a Coca estava perdendo mercado para colas do tipo diet e também para a Pepsi, de sabor mais doce. A empresa entao desenvolveu uma nova fórmula que foi bem aceita em “focus groups” e, em 1985, aposentou seu refrigerante clássico e o substituiu pela ‘nova Coca-Cola’. Os consumidores ficaram enlouquecidos. A fabricante recebeu uma avalanche de reclamaçoes e, em questao de meses, a fórmula antiga estava de volta às prateleiras dos supermercados. “E entao uma coisa engraçada aconteceu”, diz o Ad Age: “a fórmula antiga nao só se saiu melhor do que a New Coke como também começou a superar a Pepsi. Perder a possibilidade de optar pelo refrigerante tradicional fez as pessoas lembrarem por que gostavam dele – e elas começaram a usar essa opçao com mais frequencia.

Segundo a publicaçao, a Apple pode ter que enfrentar um dilema similar – mesmo que o número de consumidores ‘apegados’ à entrada tradicional do fone de ouvido seja pequeno, existe o risco de que esses consumidores sejam muito apegados – muito mais ‘apaixonados’ do que as pessoas que gostam de ter um smartphone mais fino. Perder essa opçao pode fazer com que os outros lembrem como era bom ter uma entrada tradicional de fones de ouvido, mesmo que nao a usassem muito. E se essas pessoas nao tiverem essa possibilidade com a Apple, podem decidir comprar um smartphone de outra marca. Infelizmente para a Apple, desenvolver e produzir um novo modelo do iPhone leva muito mais tempo do que fazer com que uma fábrica de refrigerante volte a produzir sua fórmula testada e aprovada. A propósito, a publicaçao fez uma enquete para saber se acabar com a entrada para o fone é “um avanço tecnológico que adotaremos daqui a 1 ano” ou “marketing manipulativo para nos distrair da falta de inovaçao”. Até o momento, 63% de 4 mil leitores votaram na 2ª opçao.

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