Tweet |
Por que o NYT e o Financial Times estao tao interessados no público brasileiro?
Apenas 2 semanas após o Financial Times anunciar que pretende expandir sua presença no Brasil com uma filial em Sao Paulo, o The New York Times nao deixou por menos e avisou que tem planos de lançar uma versao brasileira da publicaçao, que poderá ser acessada sem o incômodo paywall. O interesse das publicaçoes no Brasil e, de forma mais abrangente, na América Latina, nao é à toa – enquanto na Europa e nos EUA os jornais estao em crise, no Brasil esse tipo de mídia tradicional ainda está um pouco longe de desaparecer, conforme nota Anna Heim no TNW – dados recentes mostram que a circulaçao de jornais aumentou em 2,3% no país no 1o semestre deste ano.
Nesse contexto favorável, os grandes jornais internacionais demonstram interesse em atender essa audiência ainda ávida por notícias e integrada sob um mesmo idioma – segundo um dos gerentes gerais do NYT, a dificuldade de uma publicaçao em espanhol com foco na América Latina é que o espanhol falado no México é diferente do falado na Argentina, o que fragmenta demais o público alvo. Anna ainda destaca que talvez sair da zona de conforto de seus países de origem para buscar sucesso em países como China e Brasil pode nao solucionar o problema da indústria de notícias, mas ao que parece, as publicaçoes estao dispostas a arriscar essa opçao.
Maria Morais
Aqui nos USA ta tendo um promocao de 50% durante 6 meses, pelo jeito a coisa aqui nao vai bem das pernas para o NYT. Ai corre para O Brasil pq tem um bocado de vira-latas que tem complexo ai como e NYT e chic le- Me poupe.
Maria Morais
Desculpa durante 26 meses.