Tweet |
Por que o táxi nao tem chance de vencer o Uber | texto de Berenice Ring
Todos os dias ouvimos notícias sobre a guerra que os taxistas declararam ao aplicativo Uber. Seja em grupos organizados fechando viadutos e avenidas, seja bloqueando os motoristas do Uber de transportar seus clientes ou até agredindo pessoas que entram em veículos de cor preta. Nao há dúvidas que o sindicato tem poder de mobilizaçao e de bloquear ruas e até cidades, mas o que tem feito os taxistas é pressao para conseguir à força a proibiçao do Uber em São Paulo e outras grandes cidades.
Com o mundo em mudanças tao rápidas e novas tecnologias surgindo todos os dias, com cada vez maiores expectativas por parte dos consumidores, será difícil conseguir este objetivo. A indústria tradicional dos taxistas tenta perpetuar um modelo obsoleto e excessivamente regulamentado. O Uber surgiu como uma “inovaçao disruptiva” que desafiou as premissas anteriores de como esta indústria deve funcionar. Seus preços sao mais baixos que os dos taxis e sao alterados de acordo com a oferta e procura. Mas nao é apenas por isso que o Uber é bem sucedido. O grande sucesso está acontecendo porque o aplicativo responde às necessidades dos clientes e oferece uma experiência única e inovadora. Equipes do Uber monitoram engenhosamente as mídias sociais para obter feedback dos clientes em tempo real, o que permite ao aplicativo fazer ajustes conforme necessário.
Você foi um feliz proprietário de um GPS em seu automóvel? Comprou um Tom-Tom ou Garmim assim que a tecnologia foi lançada e navegou feliz pelas ruas das cidades? Caso positivo, você também foi um dos infelizes consumidores que nao soube o que fazer com ele assim que começou a usar o Waze. O Waze aniquilou imediatamente os GPSs vendidos nas lojas. Em 1º lugar porque ele é um aplicativo de celular grátis para seu smartphone. Nada bate o grátis! Depois, porque ele é muito mais eficiente, pelo simples motivo de possuir a possibilidade de compartilhamento de informaçoes. Assim, motoristas compartilham em tempo real informaçoes sobre o trânsito, acidentes, perigos, polícia e seu Waze altera a sua rota para o caminho mais rápido.
Inovaçoes disruptivas sao introduzidas no mercado de tempos em tempos e sempre cativaram gurus e acadêmicos renomados como Michael Porter, Clayton Christensen e C.K. Prahalad. Que tal ser você a próxima pessoa a pensar no valor a ser criado e dinheiro a ser ganho com a próxima grande mudança de modelo de negócio?
Berenice Ring
Autora do livro “TSUNAMI: Porque as empresas que surfam esta onda gigante chegam à frente de seus concorrentes”
Coordenadora do curso de Branding do PEC-FGV e Diretora da Fox Branding
pedro
Espero sinceramente que empresas como o Uber não prosperem. A falta de informações acerca dos critérios de preços – para consumidores e funcionários – incita um debate necessário sobre os limites da oferta e demanda como únicos parâmetros em um serviço
http://motherboard.vice.com/read/how-uber-profits-even-while-its-drivers-arent-earning-money
José Fernandes
Não são todos mas a maioria como político polícia,tem vários alvará, são uma máfia, aluga pegam de graças da prefeitura para depois comercialização. Então tem que te a Uber eu vou trabalhar também.
Euclides M de oliveira
Não se de onde vc tirou isso.Porém se q todos nós cidadãos e empresas pagamos impostos, vc acha justo está empresa explorar ilegalmente este serviço sem pagar imposto e o dinheiro vai direto p o exterior sem pagar imposto.Já se perguntou se este dinheiro não está sendo utilizado p financiar o terror mundo afora??
ALEXSANDER AZEVEDO FERNANDEZ GARCIA
A melhor arma era todos os taxista do Brasil em massa usarmos um bloqueador de sinal de Internet, e um investimento no valor de um smart phone, trazer do Paraguai em massa , aí sim agente vai voltar ao normal, aonde tiver um táxi com um bloqueador vai ter um raio de 50 metros sem sinal, só não será afetados os que estiver logado no Wi fi, guerra e guerra !!!! Acordem !!! Falam do taxista mas pergunta ao pirata uma rua qualquer ele não sabe te levar se não tiver o fiel gps, todinho dos perdidos na cidade !!! Outra sou taxista a anos já socorri, grávida, crianças e até idosos hoje a sociedade cospe no prato que comeu!!! Não são todos mas infelizmente nossa sociedade e ipocrita!!!
Liiz
José Fernandes da onde vc tirou isso ??
Endoidou ??
Prova o que vc está falando !!
Não entende do assunto vai lavar a louça da tua mulher que vc ganha mais kkkk
Raquel
A diferença é que a Uber não tem de pagar nem 1/3 daquilo que os Taxis pagam. Desde seguros, a CAP’s para estarem habilitados a conduzir. Se por acaso os taxis acabassem, iam ver se a Uber nao iria começar a pagar aquilo que os taxis pagam e consequentemente aumentariam os preços e daí a chegar ao ponto em que os taxis estão era um estalar de dedos!
Lucas
E lamentável, a tecnologia não pode atropelar a lei. A UBER trabalha de forma ilegal e obscura. Quer usar UBER que seja de forma regulamentada. Si lembrando a maioria dos motoristas da UBER, são ex-taxistas, aqueles que vcs reclamam. Espero que a proposta do DEP Celso russomano vá adiante.
Alexandre
Eu acho que da para todos, basta cada um fazer o seu.
Agtoledo
Texto sem pé nem cabeça, se propõe a discutir um assunto e tem como tema central, outro.
Agora pergunto aos diversos comentaristas, o que o táxi paga?? O que o taxista fez para atualizar aos novos tempos a sua prestação de serviço?
O que os Sindicatos, sindicalistas e políticos, que tem informações privilegiadas, fizeram p/ seus associados além de incitarem negativamente a categoria e fazer propaganda p/ o concorrente?
O chamado “alvará” é concessão publica.
Para a aquisição do veiculo e impostos anuais pertinentes há incentivos fiscais.
O táxi pode desrespeitar o rodizio e os corredores de ônibus.
Lamentável, vamos desligar os computadores e devolver o emprego p/ as datilografas.
Luciano Alcântara
DONA BERENICE RING BOA TARDE!! MEU NOME É LUCIANO ALCÂNTARA TUDO BEM COM A SENHORA?? EU SOU TAXISTA E N CONCORDO COM O QUE A SENHORA ESCREVEU, MESMO PQ A SENHORA ASSIM COMO NÓS TAXISTA SABEMOS QUE N É BEM ASSIM QUE A SENHORA E A MAIORIA DA MÍDIA VENDIDA ESTA MOSTRANDO E TENTANDO COLOCAR NA CABEÇA DA POPULAÇÃO. VCS ( A MIDIA)ESTÃO PEGANDO UMA CATEGORIA NO CASO A DOS ( TAXISTA) E TODOS OS DIAS FALANDO MAL, COMO SE NÓS TODOS OS DIAS ESPANCASSE OU DESMALTRATASSE PASSAGEIROS, OU OS MOTORISTAS ( CLANDESTINOS) QUE VCS QUERENDO OU N SAO CLANDESTINOS!! E ISSO N É VERDADE!! MAS VAMOS LÁ. NA NOSSA CATEGORIA TEM SIM INFELIZMENTE MAUS PROFISSIONAIS E PRECISAMOS MELHORAR MUITO. ( E NO MEU CASO) ESTOU SEMPRE PROCURANDO MELHORIA!!COMO NO JORNALISMO TAMBÉM TEM AQUELES QUE N ESCREVEM COISAS QUE N SÃO TÃO VERDADEIRAS, OU AQUELES QUE TENTAM ACABAR COM UMA CATEGORIA TODA POR CAUSA DE ALGUMAS LARANJAS PODRES N É VERDADE?? PQ UMA MÍDIA QUE TODOS OS DIAS TA TENTANDO MOSTRAR PRA POPULAÇÃO QUE TAXISTA N PRESTA TAXISTA N QUER ISSO OU AQUILO, TAMBÉM N ESTA COLOCANDO A VERDADE, MESMO PQ TEM OUTRAS COISAS POR TRÁS DISSO, OU SERÁ QUE NÃO?? TEM SIM!! TEM ESSA EMPRESA QUE VCS MESMO DA MÍDIA MENTIROSA FALOU QUE ESTÁ VALENDO BILHÕES, E TEM MUITOS EXECUTIVOS INVESTINDO PRA ISSO DA CERTO. E AI VAMOS MASSACRAR OS TAXISTA, VAMOS TODOS OS DIAS COLOCAR MATÉRIA FALANDO MAL, MAS AS PESSOAS DE BEM DESSE PAIS, QUE SABEM QUE N É BEM ASSIM QUE VCS TÃO QUERENDO PASSAR. JA QUE VCS A MAIORIA N RESPEITA A NOSSA CATEGORIA, RESPEITEM PELOMENOS ESSES TAXISTA DE IDADE QUE ESTA ALGUNS, A MAS DE 40 ANOS PRESTANDO SERVICO ( E SERVICO BOM) PRA POPULACÃO VIU. E PRA FINALIZAR QUERO DEIXAR BEM CLARO AQUI, QUE EU SEMPRE RESPEITEI MEUS CLIENTES E FAÇO QUESTÃO DE ATENDER ELES SEMPRE BEM. E SE ALGUM TAXISTA LHE ATENDEU ALGUM DIA A SENHORA MAU, DESCULPA EM NOME DELE.
Anderson
Olha, táxis hoje em dia são usados para lavagem de dinheiro e tráfico de drogas, isso é um fato… Porém podem e devem melhorar…Querem acabar com o Uber? Trabalhem seriamente e criem ferramentas para isso! Mas não vai ser trabalhando como trabalham atualmente que irão acabar com a Uber
Ronaldo Gotthilf
O embate Uber x táxis é igualzinho ao ludismo do século 18.Pra quem não sabe, ou não lembra, os “luditas” eram trabalhadores da área têxtil na Gra-Bretanha que decidiram destruir os teares mecânicos recém-inventados, para tentar garantir para si a produção de têxteis. Alguém tem dúvidas de como essa história acabou? Inevitavelmente, o progresso, ou a tecnologia mais recente, ou o nome que se queira dar, obrigou os trabalhadores a se reinventarem ou mudarem de profissão.
À isenção de impostos na compra do veículo e a facilidade de circulação nas faixas de ônibus (para os taxistas) contrapõe-se a ausência de impostos no faturamento e a obrigação de ser gentil e não enrolar o cliente. A articulista está certa: a não ser que a administração pública decida meter a colher, por interesse certamente escuso (ou quem dirige um Uber não tem o mesmo direito de trabalhar que os taxistas?), o melhor serviço, a melhor relação custo/benefício é que vão prosperar.Turma do “não é justo”, que adora um cartório, uma bolsa-presidário, uma declaração politicamente correta, que tal se comportar como verdadeiros cidadãos e deixar os outros cidadãos decidirem o que lhe convém?
José
Vou ser bem sincero…..conheço os dois lados da moeda.
O taxi parou no tempo….precisava de um chacoalhão e ele veio….estava bem ruinzinho
Quem é UBER? Empresa que hj vale bilhões, está revolucionando o transporte individual, mas……
Não aceita regulamentação de nenhuma ordem. Está cadastrada como micro empresa e esta angariando milhões de dólares e levando a sede na Califórnia.
Possui um sistema onde ele leva de 20 a 25% pelo uso da plataforma. Traansforma os “parceiros em marionetes SIM…. Escravos SIM….. sem nenhum direito SIM…..estão iludindo SIM……
Não foi o taxista que errou, foi o poder publico que não evoluiu o sistema. isso no mundo todo
Preço mais barato e muito melhor!!!! Não conheço taxista que ficou rico na praça só vivendo dela.
Tem coisa errada aí…….essa conta não bate..
Em alguns meses será restabelecida a verdade,,,
jose taxista a 28 anos
esse modelo que esta ai so e bom pro passageiro e pra empresa. a maioria que ultiliza esse serviço nao e usuario de taxi, so usa porque e mais barato que onibus, se um dia igualarem as tarifas ou pelo menos aproximarem a tarifa do uber com a do taxi , acabou esse pessoal volta a andar de onibus ou metro
Mozart
UBER foi um presente para Curitiba. A população merecia um serviço decente, cansou de ser mal tratada pelos taxistas. Táxi nunca mais :)
Josilias
Da. Berenice, a Sra, com todo o respeito, está mal informada, quando o UBER chegou, ao menos em São Paulo, a frota de taxi já tinha o serviço por aplicativo há pelo menos 2 anos, o UBER, veio sim, para DESORGANIZAR a economia com a sua concorrencia desleal e evasão de divisas.
Jose
Quem é o dono da uber e pra onde vai esse dinheiro que eles exploram os motoristas
Mario de Brito Junior
Meu balanço da Uber.
Achei maravilhoso dirigir, conhecer pessoas(motoristas e passageiros), fiz grandes amizades e me diverti muito, mas todo trabalho tem que render grana.
Tudo bem, estamos em crise, não tá fácil pra ninguém, mas quando se percebe que cada dia entram mais pessoas e que as mesmas ficam satisfeitas em perder a vida trabalhando pra ganhar uma merreca, vc acaba perdendo o poder de barganha. Hoje não podemos nem exigir melhores condições, pois existe uma parte dos motoristas que estão extremamente satisfeitos…ou não sustentam uma casa, ou ta pagando o 1º carro e pra isso vale tudo, ou são malucos mesmo.
Na hora de fechar a conta(carro, despesas, alimentação, suas contas, multas, eventuais acidentes)… ela não fecha… não mesmo. Bom, se eu morasse com a mamãe e tivesse um carro quitado e com gás daí seria um pouco diferente…pra dinheiro da cachaça dá.
Não… não me convence que “qualquer coisa é melhor que nada”… são 10, 12, 16… até 27 horas de trabalho direto… uma média de 70 horas semanais pra tirar limpo uma merreca. Sim, uma merreca mesmo pra quem tem carro quitado, a manutenção vai chegar, o carro se desgasta e desvaloriza, em 1 ou 2 anos vc precisará comprar outro e entenderá o que estou falando.
Guerreiro pra caramba os caras que ainda alugam carro de locadoras e rodam na gasolina… merecem um troféu! É sério, vai vender Herbalife pq com essa garra tu vai ficar rico!!! Muito mais que na Uber.
Chega de falar da grana, vamos ao resto…
Segurança:
Todos os dias nas ruas, sujeito a tudo, acidentes, assaltos, tiro, multas, ovadas… O passageiro da Uber necessita de Um nome(qualquer, ja peguei passageiros com apelido “1st”, “nanda”, “Alê”), um email criado na hora, um cartão(que pode ser clonado, roubado e o escambau) e um celular… mole mole arrumar um chip bomba… e pronto! Pode pedir Uber… tb pode pedir no dinheiro. Ou seja na hora que bandido deixar de ser burro ele nunca mais vai pra rua roubar, é só chamar um Uber… se quer um carro de fuga chama o Black, se quiser umas peças encomendadas pode pedir um X, e se quiser um monte de celulares, chama a van…ops..pool… com sorte leva 3 celulares.
Saúde:
Trabalhar todas essas horas, se estressar, má alimentação e falta de exercícios vai custar caro à sua saúde…cuidado! É serio!
Família:
Bom, essa é fácil.. vc tem uma esposa/marido que vc não vê, uma casa que vc não usa, e sua filha daqui a pouco ta casada e vc nem viu crescer.
Uber:
Pra deixar bem claro…é uma empresa que faz dumpping, entra pre quebrar as outras, custe o que custar… só que não custa nada pra ela, não é atoa que a startup esta bilionária em poucos anos de atuação. Ela só tem despesa operacional. A bala, a água, o carro, a roupa…nada sai do bolso dela, mas ela quem define o preço e impõe novas regras, e se vc não aceitar…é simples, ta fora… valeu “parceiro” …! Que parceria é essa que só um lado pode? Quanto mais carros na rua melhor, a demanda será atendida, mas os “parceiros” ganharão cada vez menos.
Um país em crise é o cenário ideal pra isso, o povo desesperado acaba tendo síndrome de Estocolmo(estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida a um tempo prolongado de intimidação, passa a ter simpatia e até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.) se ferra mas acaba gostando…é como se eu tivesse um emprego… só que não!
Atendimento e Clientes:
A maioria dos clientes são legais, trabalhei na Black e fui bem tratado quase sempre. O pessoal da X sofre um pouco mais(sei por depoimentos e notas)… Muitos falam que gostam da Uber pela qualidade, eu não sabia que tinha tanto mentiroso…pegam Uber pq é barato e ponto final, salvo raras exceções. O cara entra numa corrida de 7 reais, pede água, bala, ar e ainda te avalia mal pq seu carro era vermelho, ou não tinha banco de couro, ou não estava de gravata… Vai se ferrar!
Isso quando não acha que vc é o motorista particular dele, tem obrigação de espera-lo na porta de casa pra andar 500 metros pq ele ta com preguiça de ir a pé! Aliás o que faz um cara sair de CASA e pedir um copo d’água quando entra no carro? O que ele tem na geladeira?
Muitos clientes nos fazem entender pq os taxistas são como são.
Uber é mais barato que o busão…um absurdo, mas, ela não paga essa conta, mas o “parceiro” paga.
Pra finalizar:
Não sou contra o modelo de negócio, mas ele tem que ser bom pra ambos os lados, e sou contra a concorrência desleal com taxistas, não somos inimigos, somos todos motoristas, e se viemos pra competir um lugar ao sol, que se seja de forma decente e honesta, a política do menor preço não é a melhor.
Entrei na Uber achando que estaria levando qualidade, mas descobri que só queriam preço.
No mínimo ela deveria vistoriar os carros, o que não é feito, muitos motoristas nem sabe onde fica a sede da Uber.
Não uso mais nem como motorista nem como passageiro. Ando de Cabfy, T81 e rezo pela chegada da Lyft.
Carta de um Motorista do UBER
Boa sorte aos que ficam! Descupem a honestidade! Ou a Uber mude seus procedimentos ou… todos estaremos mortos de uma forma ou de outra nem que seja de estafa.
Fernando José
Não consigo enter quando comparam a Uber com tecnologia quanto a Easy Taxi, 99 taxis e mais aplicativos já funcionavam na cidade de São Paulo antes dessa pirataria da Uber.
Lógico que eles invadiram o país sem obedecer nossa constituição. Estão destruindo pais de familias cobrando um preço injusto virando escravos do aplicativo sem lucro.
É obsurdo e estou revoltado com o preconceito da sociedade mendiga pelos motoristas de táxi. Nunca vou concordar com qualquer pessoa que defenda a Uber. Eles se aproveitaram da fraqueza das prefeituras, subornando.
Peço a Deus pelo fim deles em nosso pais.
catia
é um absurdo, fora uber!!!!!!
henrique
só falta agora ter um “uber” para acabar com os correios kkkkk
ai fica bom
DOUGLAS
O PROPRIO MERCADO, TOTALITARIO, GOVERNISTA E EGOISTA SEMEOU O UBER. QUANDO TRABALHADORES PEDIAM NA PORTA DA PREFEITURA ALVARÁS, PORQUE NÃO AGUENTAVAM PAGAR PREÇO DE FROTINHA, DISSERAM….A CIDADE NÃO COMPORTA MAIS TAXI, NÃO QUEREMOS MAIS TAXI, A CATEGORIA ESTÁ SEM PASSAGEIRO, AUMENTARAM O PREÇO DA TARIFA, O PASSAGEIRO ESTA FUGINDO…E ASSIM FOI A CARROÇA POR LADEIRA ABAIXO. SINDICATOS, GOVERNOS, SINDICALISTAS ENDEUSADOS POR UMA CATEGORIA ILUDIDA E SOFREDORA, 15 A 18 HORAS DE VOLANTE, RODANDO CADA VEZ MAIS PARA SUPRIR O DIA PERDIDO NA VILA MATILDE RODANDO TAXIMETRO PARA UM AUMENTO DE 20 CENTAVOS E MAIS TAXAS. E AI ALGUEM PEGOU O RUIM E JOGOU FORA, E O POVO COMPROU A IDEIA, O GOVERNO COMPROU A IDEIA, ATÉ NO USO PROPRIO. AS IDEIAS DESRUPTIVAS SÃO UMA REALIDADE. VIDE MERCADOS VENDENDO PÃO, REMEDIOS, ALMOÇO, JANTA…..ACABOU A FALACIA DE TRABALHAR 30 ANOS NO MESMO EMPREGO, QUEM TEM COMPETENCIA E NADA NO MAR REVOLTO CHEGA NA PRAIA, O RESTO SE AFOGA OU FICA BOAINDO ESPERANDO TUBARÃO.