Tweet |
Post de Dilma Bolada sobre Aecio voltou, Facebook reconheceu censura
O personagem fictício Dilma Bolada, uma sátira à presidente Dilma Rousseff criada pelo estudante Jeferson Monteiro, 23, teve uma piada retirada do ar pelo Facebook, no último sábado (o Blue Bus replicou nota da Monica Bergamo) – “O post ironizava o senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível candidato à Presidência em 2014, fazendo referência a um processo de improbidade administrativa em que o tucano aparece como réu” – explica O Globo oferecendo link para a noticia do processo em nota do inicio da noite na integra aqui.
Em nota divulgada na tarde desta 4a, o Facebook confessou a pratica da censura admitindo que o conteúdo foi removido indevidamente – “O conteúdo em questao foi reportado e nossos sistemas automáticos, elaborados para garantir a segurança dos usuários, removeram-no indevidamente. Depois de termos sido alertados, o conteúdo foi recuperado e está no ar novamente. Lamentamos o inconveniente” :)
Dilma Bolada se manifestou em resposta na pagina no Fb – “Um dia histórico para a internet brasileira,o Facebook voltou atrás na sua decisao, admitiu o erro, pediu desculpas e colocou no ar novamente o post que havia sido censurado no sábado à noite. Agradeço imensamente a todas as mensagens que recebi ao longo do dia, agradeço também o apoio da imprensa livre do nosso país. É sem dúvidas um momento importante que demonstra a importância da liberdade de expressão e opinião na maior rede social (…..)”.
Lucas Marques
Não foi censura do Facebook, o que houve foi um número de denúncias alto para o post, que foi político e não humorístico e a mecânica da rede social é de remoção mesmo, tem até um Dashboard para quem denunciou acompanhar o statusmda denuncia.
Superestimaram demais o caso, assim como superestimam o brilhantismo desse personagem fictício inócuo.