Tweet |
Pra onde a fusao Omnicom+Publicis pode levar o mercado? Vc imagina?
Está nascendo 1 novo futuro?
Como os primeiros boatos nao receberam o devido credito da midia especializada na noite da 6a feira (o Advertising Age nao acreditava que a fusao fosse possivel) o anuncio na tarde de ontem do acordo entre o 2º e 3º maiores grupos da publicidade mundial custou algumas horas para ser digerido. Revelado pelo Wall Street Journal e logo replicado pelo Businnes Insider, onde Blue Bus leu a informaçao, prevê para este domingo, em Paris, a confirmaçao oficial – em conferencia de imprensa convocada pelo Publicis Groupe para daqui a pouco mais, 09:00, hora br, em Paris, as 14:00 locais.
A soma dos 2 forma uma empresa maior que o todo poderoso WPP, de Martin Sorrell, 1 gigante até aqui impávido. Analistas, de 1 modo geral, ainda nao recuperaram o fôlego e ainda nao conseguem imaginar como seria o futuro do Omnicom+Publicis, empresas de estrategias absolutamente dispares. Enquanto a primeira mantem mais da metade das suas receitas brotando do seu mercado de origem, a segunda tem sido bem mais agil em se posicionar pelo mundo focando nas areas de rapido crescimento ou no inevitável digital. Talvez, até mesmo por isso, a fusao tenha sido possivel.
O fato do anuncio estar sendo feito em Paris, claramente do lado de fora do mercado americano, tambem deve dizer alguma coisa. Mas nao agora. O tamanho do negocio faz com que ele esteja sendo tratado com imenso cuidado pelos porta-vozes e testemunhas. E as 1as noticias claramente afirmativas chegaram a ser substituidas em alguns casos por “pode ser anunciado” (o acordo). Falta pouco mais de meia hora para que todas as duvidas estejam esclarecidas. E para que seja possivel formular 1 cenario de como e quanto esse negocio mexe com o futuro da propaganda.
Sergio Fran
Foi inesperado para a maioria, mas taticamente muito inteligente pelos dois gestores. Agora ainda mais fortes, vão atrair mais anunciantes poderosos que antes se dividiam na entrega de suas contas, agora podem ficar dentro do mesmo grupo com os subsídios de um ao outro oferecendo o melhor de cada empresa em beneficio dos clientes. Boa sorte ao novo grupo. A Midia Regional apoia essa fusão e espera contribuir com o sucesso deste novo grupo no Brasil.