Presidente da República de Portugal vai a pé para tomada de posse – marketing ou maneira de ser?

Portugal tem novo Presidente da República – Marcelo Rebelo de Sousa foi eleito com 52% dos votos no último dia 24 de janeiro. Hoje, nas primeiras páginas dos jornais, as notícias sobre a cerimônia de posse do antigo líder político do PSD, professor de direito e… comentarista de TV – que durante os últimos 4 anos ‘entrou’ em direto aos domingos na casa dos portugueses, com opinioes, sugestoes de leitura e outros temas sobre a realidade portuguesa. Tempo suficiente para que os eleitores, ou nao, ficassem a conhecê-lo melhor. Durante a campanha, apoiada apenas na sua figura ao vivo – sem cartazes e materiais de publicidade – chegou mesmo a dizer aos órgaos de comunicaçao que o acompanhavam nas visitas pelo país que nao tem “ninguém de marketing” dizendo para que “sorria”, numa indireta a outros candidatos com estruturas mais profissionais.

Ontem, o resultado final estava à vista de todos – o Presidente eleito, logo na chegada ao Palácio de Sao Bento, em Lisboa, onde está instalada a Assembleia da República, ofereceu aos fotógrafos presentes mais um comportamento inusitado – “furou” o protocolo, dispensou o carro e surgiu a pé – detalhe, pela direita – para receber a primeira das homenagens. A agenda do dia foi intensa, repleta de visita a palácios, discursos, cumprimentos e apertos de maos, até chegar ao concerto final para os populares e centenas de crianças de escolas convidadas. “Afetos, proximidade, simplicidade e estabilidade foram ideais da campanha”, atitudes que deseja “que venham presidir” ao seu mandato, declarou à Lusa há alguns dias atrás durante o lançamento do livro “Afetos” – que reúne algumas das fotografias da sua campanha vencedora. Maneira de ser? Ingenuidade? “O Obama português”, como já ouvi alguém dizer? Ou a invençao do chamado ‘marketing invisível’ – aquele que ninguém vê, mas sente? O presidente vai a pé… | Foto: Jornal i

publicidade

publicidade